domingo, 31 de março de 2013

Páscoa Feliz

Postado por Nany às 3/31/2013 08:00:00 da manhã 2 comentários
Eu e o meu pessoal desejamos a todos vocês uma Páscoa doce, feliz e com muitas amêndoas ou ovos de chocolate, o que quiserem.
Aqui os meus pintinhos são os meus docinhos bons favoritos, e posso consumir os seus mimos à vontade que não engordam, quer dizer, engorda o amor que tenho por eles, mas esse quer-se gordinho, fofinho e anafadote.
Bjks

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ó mãe, como é que um coelho põe ovos de chocolate?

Postado por Nany às 3/28/2013 11:00:00 da manhã 4 comentários
Imagem daqui
Eu -Um coelho não põe ovos, são as galinhas que nos dão os ovinhos.
Ele -Mas então como é que temos coelhos com ovos de chocolate nos sacos hã? E sem galinhas? (faz favor de ler isto como se tivessem 6 anos, de ar arrebitado e como se a vossa mãe vos tivesse dito a maior barbaridade do mundo)
Eu -A galinha foi trabalhar e deixou o coelho a tomar conta dos ovos para a raposa não os roubar.
Ele -Ah! (um ah não muito convencido, mas por agora dá. É desta que ele deixa de acreditar no Pai Natal )


PS: Será que o agendamento funciona?

segunda-feira, 25 de março de 2013

Quando será que os ouvidos nos dão descanso?

Postado por Nany às 3/25/2013 02:07:00 da tarde 3 comentários
O Pedrocas está com uma infecção no ouvido direito, uma formação de tecido granuloso, que dá comichão, é chata, mas felizmente não provoca febre nem sequer dá dores. Incomoda sim, e muito.
Por isso o médico receitou-lhe gotas 4x ao dia, nada de piscina por uma semana e na próxima terça lá voltaremos para nova avaliação.
Mas será que isto não passa?

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dentes ou Pesadelos?

Postado por Nany às 3/21/2013 12:40:00 da tarde 5 comentários
É verdade que está o outro molar a romper, é verdade que a Sarita se queixa com dores.
Mas será só disso? Ou serão pesadelos? Também?
Já há duas noites seguidas que dona pipoca acorda a chorar, quer dizer, a berrar; e berra e grita em estado assustado e assustador de tal forma que nada a acalma. Demora algum (longo) tempo até acalmar e mesmo ao colo ainda vai soluçando, dá por vezes a sensação que é vencida pelo próprio cansaço.
Inclino-me mais para os pesadelos e menos para os dentes. Mas nunca se sabe e se é uma combinação dos dois é bem complicado, tadinha da minha menina :(
Só espero que não venhamos a ter mais noites assim, é que depois de duas seguidas, antecedidas das intermitentes a mãezinha aqui já não vai lá nem com meia dúzia de cafés (só bebo no máximo 3).

terça-feira, 19 de março de 2013

Feliz Dia do Pai

Postado por Nany às 3/19/2013 10:21:00 da manhã 4 comentários
Como já vem sendo hábito o pai cá de casa recebeu um novo tapete de rato para o acompanhar no trabalho.
Os filhotes também fizeram as suas prendinhas: a Sarita "fez" um postal e uma t-shirt e "escreveu-lhe" um poema. O Pedrocas vai mais além e levou-o à escolinha onde preparou uma festinha que incluí pequeno-almoço preparado pelas mães.
Um dia feliz ao pai dos meus amores, que também é um deles.


PS: O tapete foi feito por uma menina simpática e com paciência para me aturar, espreitem a loja dela aqui: http://www.facebook.com/pages/traquitanasatelierblogspotcom/238018238164 e/ou http://traquitanasatelier.blogspot.com

sexta-feira, 15 de março de 2013

Não é uma questão de quilos, é uma questão de IMC

Postado por Nany às 3/15/2013 10:31:00 da manhã 4 comentários
Fomos à segunda consulta com a nutriocionista.
O Pedrocas portou-se bem, baixou tudo aquilo que devia baixar, vamos continuar com o mesmo sistema dado na primeira consulta. E o exercício físico também tem dado uma mãozinha.
Voltámos só no próximo mês e depois faremos nova avalição, já que se mete uma festa de anos e a Páscoa.
Ela pesou-o (-600g), mediu peito, perímetro abdominal e ancas, uns cm a menos.
Veio de lá com uma medalha, contente e eu também.
E o tal do IMC que importa também começa a ficar mais saudável para uma criança de 6 anos com as características dele.

terça-feira, 12 de março de 2013

Mano: o meu herói!

Postado por Nany às 3/12/2013 01:06:00 da tarde 5 comentários
Favim
Uma das coisas que a Sarita agora faz é fazer queixinhas. Sim, é uma queixinhas mimenta esta minha filhota.
Para além das queixinhas vem sempre associado o bateu-mi. Todos lhe batem: se lhe pergunto pelos amigos é porque X, Y ou Z bateu-mi e demonstra bem o beliscão na bochecha.
Se o pai ralha, vem ter comigo e diz que foi o pai bateu-mi e demonstra dando uma palamda no próprio rabinho.
Se é contrariada e chora e não fazemos a vontade dela, já se sabe, faz queixinha e diz: bateu-mi.
De todos os que a contrariam só eu me safei à regra, é que nem o mano se safa. Mas o mano, ai o mano é um herói. Sabem porquê? Pois bem, ela diz que os amigos lhe batem (esquece-se convenientemente das vezes em que é ela) e faz beicinho e chorinho. Um destes dias, estavam eles a conversar e ela diz sempre o X, Y ou Z bateu-mi. Resposta dele: Queres que o mano vá lá bater-lhe?
O mano, o herói, o salvador da princesa!
Óbvio que lhe expliquei que não era bem assim, e que ele não podia ir bater em meninos bebés, mais novos e pequeninos que ele. Mas nada, o moço não demovia, e lá conversei com ele.
Á noite, quando o fui deitar, diz-me ele: Ó mãe, eu não posso bater nos meninos da sala da mana porque são bebés, mas queres que tenha uma "conversinha"? Assim eles não batem mais na minha mana. Queres que lhes diga que bater é feio, dói e a mana fica a chorar?
E depois quando digo que tenho um menino de ouro estou a ser exagerada. Pois.....

sexta-feira, 8 de março de 2013

Um feliz dia a todas nós

Postado por Nany às 3/08/2013 01:23:00 da tarde 5 comentários
Net
E um beijo especial às minhas "mulheres".

quinta-feira, 7 de março de 2013

O dia dos passeios

Postado por Nany às 3/07/2013 08:30:00 da manhã 2 comentários
A Sarita ver o musical "As Aventuras do Kiko" no teatro Maria Vitória, de manhã. O primeiro musical que a princesa vê. Vejamos como se comporta e se gosta.
Ela adora canções e cantar. Se calhar até acha que os actores não percebem nada e manda-os cantar e faz a sua própria interpretação, quem sabe? ☺
O Pedrocas de tarde, vai ao Pavilhão dos Descobrimentos, ver a exposição dos dinossauros e participar em algumas actividades. Espero que o moço não venha de lá desiludido por não ver um dinossauro a sério. É que ele já anda assim-assim, porque aquilo é tudo ossos, agora se não põem lá um T-Rex ele é capaz de pedir o dinheiro de volta ☺
Ela nem sabe bem porque quando lhe digo que vai passear, pensa que vamos todos à rua, e como anda xoxita com a questão do dente só espero que não piore. Ele está super ansioso e quer é participar nas actividades. Passeio é passeio e com os amigos é bem melhor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ainda dizem que os dentes não provocam mau estar

Postado por Nany às 3/06/2013 03:30:00 da tarde 3 comentários
Dizem os pediatras, é a nova moda. Que os dentes não provocam mau estar, talvez uma dorzita, quiça uma babadela extra....pois eu dou-lhes a dorzita.
Tenho uma miuda ranhosa, que se queixa com dores, com diarreia, branquinha quase transparente, que come mal, dorme assim-assim, anda chorosa, mimenta e birrenta e tudo por causa de mais um molar (de baixo lado esquerdo).
"Os destes são uma coisa normal mãe." São, são uma coisa normal, mas causam moléstia e dão mau estar. O próximo pediatra que me vier com condescendências leva uma mordidela e depois logo vemos se os dentes provocam ou não mau estar.

terça-feira, 5 de março de 2013

Primeiras avaliações escolares da menina Sarocas

Postado por Nany às 3/05/2013 10:10:00 da manhã 2 comentários
Pois bem, vamos falar de coisas sérias ☺
Estas são as primeiras avaliações a sério da menina Sarita, creio que dá para aumentar se clicarem na imagem, mas vendo os aspectos principais, temos no ponto 1- Identidade e Autonomia Pessoal: ela sabe quem é, reconhece bem o corpo e tem autonomia naquilo que faz.
No 2 - Meio Físico e Social: quanto ao outono é sempre outono ou inverno ou o que seja, ela não tem grandes noções de tempo, tirando os seus bonecos favoritos na tv, esses ela sabe bem quando vão dar e por que ordem. Natal é sempre, pois ainda hoje canta músicas de Natal.
Ponto 3 - Comunicação e Representação - não reconhece a cor vermelha, baralha-a confesso, para ela existe primeiro o cor de rosa, depois o roxo, o amarelo e agora o azuí (azul) que é a cor que está a aprender. As outras vamos ensinando aos poucos sem pressas e sem pressões. Ainda não aprendeu a diferença entre som e silêncio, numa sala cheia de crianças e com um mano mais velho que é isso de silêncio? Em relação aos objectos ela gosta de explorar bonecos, bebés, carrinhos, mas estar a admirar a forma se é redondo ou quadrado não liga nenhuma e farta-se completamente, é menina para se levantar e ir fazer outra coisa.
Algo em que acertaram na mouche foi na descrição feita nas observações, pois o que a educadora escreveu foi:
"A Sara teve uma "grande explosão" na linguagem, fala imenso e canta, faz muito "charme", é muito "vaidosa" e simpática. Não gosta de ser contrariada e faz logo birra, mas é uma característica própria da idade, pois ainda não consegue lidar com a frustração. Por vezes gosta de impor a sua vontade e "luta" com os amigos. É autonoma e bem-disposta. Ainda tem dificuldade em estar alguim tempo atenta, mas consegue memorizar sobretudo as canções. Temos de ser muito firmes, pois tem que sentir que o adulto é que manda."
A definição da fase exacta pela qual a menina Sarocas anda a passar. De referir que a Sarita é das mais novas da sala tendo apenas 2 aninhos, numa sala que está a ficar cheia de meninos de 3. Nesta fase os meses que os separam ainda fazem diferença, ela sendo de Novembro, faz os 3 anos quando a maioria (tirando talvez mais um ou dois meninos) está quase com 4. Mesmo assim, mãe babdona que sou, acho que a minha piolhita se anda a safar bem, e sou a favor de puxar os miudos e estimulá-los, não nivelar por baixo, claro que sempre respeitando os seus limites e as suas capacidades próprias do desenvolvimento etário.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O meu menino de ouro

Postado por Nany às 3/04/2013 03:15:00 da tarde 5 comentários
Detesto estar doente, é das coisas que mais odeio na vida, a minha própria doença, a dependência, lido mesmo muito mal com isso e tenho noção desta minha característica.
Mas, estar doente, com uma amigdalite e chorar para comer porque tenho as amigdalas coladas, inchadas, infectadas e  nem uma colher de sopa conseguir engolir, aliás nem a própia saliva conseguir engolir, era coisa que não me acontecia, felizmente há muito. No entento, comprovei mais uma vez que tenho um filho de ouro, que se levantou, agarrou-se a mim de lágrimas dos olhos, e me disse:
Não chores mamã, vais ficar boa que eu vou tratar de ti.
Fiquei 90% boa logo ali.
É, sou babada, convencida e tenho a mania. É o que me dizem cada vez que refiro esta cena, mas a mim marcou-me a sensibilidade desta criança de 6 anos, quando os adultos circundantes olhavam para mim com ares de descrédito e hipocondrismo.
Sim, é um menino de ouro.

sexta-feira, 1 de março de 2013

28 meses

Postado por Nany às 3/01/2013 09:58:00 da manhã 2 comentários
Faz hoje 28 meses que me tornei mãe de uma Princesa.
Que fiquei mais feliz, mais completa. Que comecei a ver o mundo mais cor-de-rosa, que comecei a aprender coisas que pensava não existirem.
Que comecei a ver os meus limites a serem testados, as minhas certezas absolutas a serem postas à prova, a descobrir forças e certezas onde não as tinhas.
Faz hoje 28 meses que um mundo rosa, de princesas, bebés que têm de estar ao meu colo independentemente do que eu possa estar a fazer, de puxões ao meu cabelo seguidos por um decupa mãe, de um tá linda com não sei quantos ganchos de quantas cores metidos na cabeça e que me fazem sentir mesmo linda.
Faz hoje 28 meses que o meu coração descobriu que podia amar mais do que imaginava possivel, que o meu colo descobriu que pode albergar duas crianças ao mesmo tempo como se fossem únicas.
A minha Princesinha faz 28 meses de doçura, teimosia, beijinhos, amor, abracinhos bons e muitos miminhos.
Adoro-te daqui até ao céu.
 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez