Só no dia 17 Outubro é que a minha filha teve professor.
Uma professora, que inclusivamente, esteve o ano passado perto, e este numa escola do agrupamento, a dar aulas de apoio. Enfim....má orientação de recursos por parte da escola sede, muito má mesmo.
Mas toda este situação me pôs a pensar: o Filipe também é "condicionado", eu sei que ele é uma criança que "chega lá", basta querer, mas será que isso é suficiente, o "chega lá"?
Por outro lado, se considerarmos que a turma da Sara é titular, e a professora tirular foi colcoada na trma condionada por interesses / amizades de pais de meninos dessa turma, razão pela qual, a turma da Sarocas vai andar todos os anos na berlinda, porquê sujeitar o Filipe a isso?
Podem dizer-me que para o ano, ou noutro, a turma das crianças condicionadas, que como todas as outras têm direito a uma educação e a um professor, possa também ser beneficiada. Pois, não me parece, esta foi porque existem muitos filhos de professores e amigos lá. Ora desde quando é que se abre uma turma só de 9 alunos, quando no ano anterior eram mais e não "havia vaga"?
Se já na turma da Sara, nos deparamos com comportamentos difícieis que ainda se complicaram mais devido a esta ausência de professor, mudança da turma da sua sala, para a de ATL, com falta de condições, será que deverei sujeitar outro filho a isso?
Aquela história que eles ficam atrasados um ano, que perdem oportunidades, que assim estão á frente dos outros não me convece. O deixa lá o menino ir porque senão parece que ele chumbou, irrita-me profundamente.
Pois, não sei, tenho muito em que pensar e as insónias (ou sonhos parvos) já fazem parte da minha rotina, por este e outros assuntos.
E agora vou-me preparar para matérias de 6º anos nas disciplinas de matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, ajudar á leitura (em voz alta) e compreensão de quem anda no 2º ano, com um bocadinho de Matemática á mistura (já que é a disciplina favorita dela), e fazer um trabalho para a vogal "a" com o mais novo.
Vou estudar, um dia volto ☺
"Olive Kitteridge" de Elisabeth Strout
Há 1 semana
0 comentários:
Enviar um comentário