terça-feira, 23 de abril de 2013

Como se ensina uma criança a dizer Não?

Postado por Nany às 4/23/2013 11:42:00 da manhã
Tento ensinar aos meus filhos os valores que considero essenciais: o facto de serem cordiais, de não desprezarem o outro, o serem educados, o não magoarem gratuitamente ninguém, dizerem obrigado, bom dia, faz favor, etc.
Por outro lado tento ensinar-lhes também como dizerem Não, a não seguirem o amiguinho quando esse amigo faz asneira, a pensarem por eles, mas não é fácil.
Agora que o mais velho vai para a primária, que não está tão pretegido como na creche, a minha preocupação aumenta e estou sempre, ou quase sempre, a dar-lhe na cabeça. Para não ir com ninguém, mesmo que digam ser amigos dos pais ou dos avós. Que nunca deve sair da escola sem que o adulto responsável o vá buscar. Que não deve nunca ir a casa de um amigo sem conhecimento dos pais, mesmo que o pai desse amigo esteja presente e seja nosso conhecido. Que nunca se deixe aliciar pelas coisas que ele mais gosta (esta é bem difícil) e ir com alguém que lhe promete essas coisas.
Eu sou uma mãe preocupada com os seus pintos, e com aquilo que a sociedade tem de mau, nomeadamente pessoas de má índole que gostam de se aproveitar da natureza das crianças.
Li este texto que achei interessante e bem simples, com boas indicações. Decidi partilhar convosco esta minha preocupação e o texto.
Vocês também são assim, ou sou só eu?

3 comentários:

Raquel Ribeiro on quarta-feira, 24 de abril de 2013 às 23:19:00 WEST disse...

interessante texto... tb me preocupa mas vou lembro-lhe dessas coisas aos poucos!

soumaiseu.blogs.sapo.pt on domingo, 28 de abril de 2013 às 10:46:00 WEST disse...

Já fui cuscar o texto da Sra Dra. Bem boas as dicas dela... Mas acho que quaisquer pais minimamente responsáveis tem estas noções incutidas. Difícil mesmo é passa-las para os rebentos.. lá está, como disse a Raquel Ribeiro aqui em cima, tem de ser aos poucos!

Dinastia FilipiNHa on segunda-feira, 29 de abril de 2013 às 11:44:00 WEST disse...

Eu sou do piorio! No mundo atual, tenho mesmo pavor destas coisas!!! O facto de estarem num colégio fechado, com segurança e portas que só abrem com o cartão da pessoa autorizada a ir buscar os alunos, quando não as vejo imediatamente, começo logo a ficar com nervoso miudinho. Pancadas de mãe que evito ao máximo que elas se apercebam apesar de lhes tentar transmitir as mesmas informações que tu. Porque acho que temos mesmo que o fazer.

Uma beijoca grande

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez