segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Quem disse que educar é fácil?

Postado por Nany às 2/17/2014 02:26:00 da tarde
Os senhores e as senhoras que escrevem aqueles livros lindos sobre educação, parentalidade e afins. Aqueles livros que têm todas as respostas certas, no momento certo e na hora exacta em qualquer situação. Só tenho um problema, pequenito mas que me incomoda: eu não consigo lembrar-me das respostas na hora em que devem ser aplicadas.
Ninguém disse que educar era fácil e não tenho a pretensão de saber tudo, mas há dias em que não consigo acertar uma, em que não tenho paciência, em que dou todas as respostas erradas, os castigos errados ou não faço nada quando devia fazer alguma coisa, em que o mais certo é estar a por a pata na poça forte e feio. Em que provavelmente os estão a marcar pela negativa, que vão crescer com este ou aquele problema por causa da minha acção errada ou inacção.
Educar não é fácil, principalmente se queremos crianças bem comportadas, educadas, crianças essas que cresçam para serem adultos correctos, honestos, trabalhadores, amigos do seu amigo. Adultos que não façam birras por dá cá aquela palha, que consigam gerir emoções, frustrações, negações. Que lutem pelo sucesso e que consigam viver com ele sem que o mesmo lhes suba à cabeça. Tenho muitas ambições neste campo, eu sei. Sei, por experiência própria que gestão de emoções é uma coisa complicada, trabalhosa, mas que querem, também posso sonhar.
Não quero ser a melhor mãe do mundo, o exemplo a seguir, quero ser a melhor mãe para cada um dos meus filhos atendendo às suas individualidades. Demasiada ambição? Talvez. Ninguém disse que era fácil e tem dias que é mais difícil que outros.





3 comentários:

Maria Lavrador on segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 às 14:51:00 WET disse...

Sabes que aqui à uns tempos li um artigo sobre um famoso pediatra, do qual n me lembro o nome agora, q escrevia livros sobre como educar as crianças, e qd lhe perguntaram se ele tinha seguido esses regras na educação dos filhos, ele disse logo q não... :) De facto educar os filhos n é fácil mas com a amor e uma ggggrrrraaaannnnddddeeeee dose de paciência, vamos lá chegando....

Bjs e boa semana

Eu tou escondida on quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 às 00:18:00 WET disse...

É verdade que não nos devemos alegrar com o mal dos outros... mas confesso que é bom ver que outras mães sentem as mesmas dificuldades que eu, não sei se me faço entender...

Raquel Ribeiro on quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 às 00:27:00 WET disse...

Acho que todas sentimos o mesmo!!!

bjs

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez