terça-feira, 18 de novembro de 2014

Eu, mãe burra, cujo gene matemático é inexistente, me assumo

Postado por Nany às 11/18/2014 12:58:00 da tarde
O Pedrocas ontem mostrou-me os resultados dos primeiros testes, Mt Bom a Português (tenho de melhorar a ortografia) e a Estudo do Meio, Suficiente a Matemática.
Ele estava muito triste com a nota de Matemática, e hoje já pedi à Prof. que me mande o livro para casa, para que eu possa dar uma olhada mais atenta àquilo que eles vão aprendendo e como.
Entretanto, fui olhar novamente para os Programas e Metas Curriculares de Matemática, e fiquei a saber que sou uma grande burra.
Ora, o Caderno de Apoio, ensina como fazer conta de somar, e se no primeiro exemplo 63 + 24 = 87 e o cálculo é linear no segundo não, vejamos:
28 + 35 = ?
Sempre que a soma das unidades das parcelas for um número superior a nove, é necessário compor dez unidades numa dezena e efetuar o respetivo transporte.
unidades: 8 + 5 = 13

Destas 13 unidades, 10 são compostas numa dezena, ficando apenas 3 unidades.
dezenas: 2 + 3 = 5
Às 5 dezenas acrescenta-se a dezena que resultou da composição das 10 unidades.
dezenas: 5 + 1 = 6
Assim, 28 + 35 = 63


Poderá dizer-se:
5 mais 8 são 13. Ficam 3 unidades e sobra 1 dezena.
3 mais 2 são 5, mais a dezena que sobrou, são 6.
Todo este exemplo foi copiado do Caderno Apoio Matemática
Eu percebo o raciocínio, percebo a lógica, não percebo a complicação. Para mim a conta é feita como na imagem, e não tenho de decompor dezenas e unidades. É tão simples como 8 + 5 = 13 e vai 1 que se encontra em cima do dois, logo: 1 + 2 + 3 = 6. É que vão à pag 19 do dito caderno e vejam a confusão de transportes.
Ou explicando isto de outra forma e retirando também o exemplo dos materiais à disposição no site:
É necessária uma tão grande decomposição de uma soma simples?
Sim, a mãe não nasceu com o gene matemático, ele não está dormente, está inexistente.

7 comentários:

Maggie F. on terça-feira, 18 de novembro de 2014 às 13:07:00 WET disse...

agora é assim Nany, habitua-te.
A minha mais velha no 3º ano continua a decompor, ora vê o exemplo: 236x345= (2x100)+(3x10)+(6), …
Também não entendo para que serve, mas enfim...
Bjos

Maggie

Maggie F. on terça-feira, 18 de novembro de 2014 às 13:07:00 WET disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Timtim Tim on terça-feira, 18 de novembro de 2014 às 14:02:00 WET disse...

Eu, primeiro, fiquei a estranhar essas contas novas, agora já s entranhei. Que remédio.

soumaiseu.blogs.sapo.pt on quarta-feira, 19 de novembro de 2014 às 10:40:00 WET disse...

LOL! Junta-te ao clube, o meu gene matemático também é inexistente. Muitas das vezes dou comigo a contar pelos dedos quando a Rita já fez de cabeça o resultado... e se alguém se atreve a interromper ela vem logo em meu socorro "Shiu, que a mamã está a contar pelos dedos!"... Um fartote! Mas é difícil sim senhora perceber estes novos métodos! Mesmo para aqueles que tem alma de matemático! :-)

Eu tou escondida on sexta-feira, 21 de novembro de 2014 às 22:16:00 WET disse...

Eu, quando a ajudava com os trabalhos de matemática dei voltas e voltas para não lhe ensinar a conta em pé. Um dia destes desisti e ensinei-a e ela achou muito fácil. No dia a seguir a professora ensinou na escola!

Magda E. on terça-feira, 25 de novembro de 2014 às 18:08:00 WET disse...

eu ainda não tenho filhos dessa idade mas lá chegaremos. No outro dia porém, foram precisos 5 adultos para decifrar um problema da 3ª classe. Eu a naba a matemática consegui lá chegar pelo simples facto que até sou boa a português ;)

Bonitinha on terça-feira, 25 de novembro de 2014 às 20:20:00 WET disse...

Eu aprendi assim Nany, portanto para mim não me faz confusão...
Beijinhos

 

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