quinta-feira, 30 de julho de 2015

Avaliação da Sarita - Sala 4 anos

Postado por Nany às 7/30/2015 08:00:00 da manhã
A - Adquirido
PA - Por Adquirir
EA - Em Aquisição

Área de Formação Pessoal e Social
  • Sabe dizer o nome e a idade - A
  • Identifica membros da família - A
  • Reconhece as diferenças na utilização do wc entre meninos e meninas - A
  • Vai sozinho à casa de banho - A
  • Começa a limpar o que suja espontaneamente - A
  • Pede ajuda quando sente dificuldades - A
  • Participa na conversa do grupo - A
  • Aceita o adulto e colabora com ele - A
  • Escolhe amigos para trabalhar e brincar - A
  • Sabe a localidade onde mora - A
  • Designa as principais partes do corpo - A
  • Trata da sua higiene pessoal - A
  • Conhece e utiliza os espaços envolventes - A
  • Respeita as regras dentro e fora da sala - A
  • Participa ativamente nas tarefas da sala - A
  • Pede desculpa sem que seja necessário lembrar - A
  • Partilha objectos / materiais com os outros - A
  • Sabe esperar pela sua vez em diferentes situações - A
  • Começa a controlar os sentimentos e emoções - A
  • Resolve pequenos problemas sem ajuda - EA
  • Compreende e executa uma ou mais ordens - A
  • Inicia e termina uma tarefa - A
Área da Expressão e Comunicação
Expressão Plástica
  • Expressa as suas vivências através do desenho - A
  • Modela com a ajuda de utensílios ou com as mãos - A
  • Consegue colorir em espaços limitados - A
  • Rasga os papéis e cola-os - A
  • utiliza a tesoura de forma adequada - A
  • Representa graficamente a figura humana - A
  •  Modela figuras reconhecíveis - A
  • Recorta ao longo de uma linha recta - A
Expressão Motora
  • Controla as diferentes formas de deslocação - A
  • Está definida a mão dominante - EA
  •  Nomeia e localiza as principais partes do corpo - A
  • Revela coordenação, visão-motora global - A
  • Revela coordenação e controle nas habilidades motoras finas - A
 Expressão Musical
  • Acompanha canções com gestos - A
  • Memoriza e reproduz canções e lengalengas - A
  • Utiliza instrumentos musicais - A
  •  Reproduz batimentos simples - A
  • Desloca-se de acordo com determinado ritmo - A
  • Reconhece o som de determinados instrumentos - A
  • Reproduz sequências de movimentos - A
Expressão Dramática
  • Movimenta-se de forma livre e pessoal - A
  • Utiliza linguagem corporal e gestual - A
  • Compreende as mensagens expressas por gestos - A
  • Imita situações e vivências do quotidiano - A
  • Improvisa individualmente atitudes, gestos e movimentos - A
  • Dramatiza histórias simples - A
  • Diz frases: a rir / chorar; alto / baixo; rápido / lento; sozinho - A
  • Começa em grupo a representar para um público diferente do habitual - A
  • Representa com recurso a determinadas técnicas ou objectos - A
Domínio da Linguagem e Abordagem à Escrita
Domínio da Linguagem Oral
  • Descreve uma imagem - A
  • Relata vivências e acontecimentos - A
  • Expressa-se por iniciativa própria - A
  • Compreende a ideia principal de uma história - A
  • Articula corretamente as palavras - A
  • Troca ideias oralmente, ouvindo e falando - A
  • Identifica e nomeia as principais personagens e ações de uma história - A
  • Responde a uma pergunta com uma explicação - A
  • usa frases compostas - A
  • Relata ou conta uma história com  sequência lógica - A
  • Cria histórias simples a partir de images - A
  • Compreende e aplica novos vocábulos - A
Domínio da abordagem à escrita
  • Tem gosto pelos livros - A
  • Faz contornos utilizando objectos / moldes simples - A
  • Aponta e nomeia elementos que faltam numa figura - A
  • Discrimina e identifica formas - A
  • Participa nos registos escritos - A
  • Liga linhas ponteadas com realtiva firmeza no traço - A
  • Representa partes de uma história, acontecimentos, graficamente - A
Domínio da Matemática
  •  Utiliza quadros de dupla entrada - A
  • Distingue em cima / em baixo - A
  • Forma conjuntos simples - A
  • Realiza classificações atendendo a um critério (tamanho / forma / função) - A
  • Faz correspondências - A
  • Identifica quantidades iguais - A
  • Realiza tarefas de ordenação simples - A
  • Reconhece as principais figuras geométricas planas - A
  • Junta partes de uma figura até fazer um todo - A
  • Conta racionalmente até dez - A
Área de Conhecimento do Mundo
  • Tem conhecimento das diferentes condições atmosféricas - A
  • Identifica e nomeia frutos -  A
  • Identifica graus de parentesco - A
  • Reconhece a existência de outros meios - EA
  • Tem conheicmento  sobre os cuidados a ter com o meio ambiente - EA
  • Identifica características de diferentes animais - A
  • Reconhece a utilidade de algumas plantas e animais - EA
  • Está atento às modificações da natureza - A
  • Tem conciência do ar - EA
  • Demonstra interesse pela realização de experiências - A
  • Identifica os alimentos - A
Avaliação Global: A Sara adquiriu a maioria dos conteúdos propostos. Gosta de trabalhar, tenta sempre fazer mesmo  que nem sempre consiga. Continua muito "atrevidinha" e faladora acabando por muitas vezes perder o contexto dos temas, mas depois com a nossa ajuda faz. É uma criança muito atrevida e comunicativa, sempre bem disposta. Muito teimosa e com uma forte personalidade. Atendento à idade da Sara está num bom nível de desenvolvimento.

E eu sou uma mãe muito orgulhosa da sua filhota, que sendo a segunda mais nova da sala tenta sempre acompanhar os meninos mais crescidos, dando o melhor de si.

0 comentários:

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez