O meu filhote mais velho é uma cabecita de vento, esquece-se de quase tudo e de vez em quando leva uns "puxões de orelhas", como da vez que não trouxe os livros para estudar em vésperas de teste (os livros ficam sempre na escola).
Mas é um menino responsável, de bom coração e de boa índole. O menino típico de 8 anos, que é um descontraído, bom aluno e com vontade de aprender sempre mais, que gosta muito de demonstrar aquilo que sabe.
Nas avaliações do 1ª período não poderíamos ter ficado mais contentes:
Português: O Pedro adquiriu os descritores de desempenho essenciais para esta aérea, de forma muito exemplar.
Matemática: Adquiriu os conteúdos programados para este período. Tem bom cálculo mental, bom raciocínio e resolve situações problemáticas usando as várias operações.
Estudo do Meio: Adquiriu as competências previstas pelo programa para este período.
Expressões: O aluno tem um desempenho satisfatório.
Inglês: Aluno interessado. O aluno atingiu grande parte dos objetivos propostos. Revela um comportamento adequado em sala de aula.
Oferta Complementar: Projeto da Escola "Bons Comportamentos, Boas Atitudes" - Revela muita iniciativa e empenho.
Apoio ao Estudo: O aluno adquiriu métodos de estudo, organizou o seu trabalho, participa e manifesta muito interesse pelas atividades.
Apreciação global: O Pedro é um aluno muito autónomo, trabalhador e muito organizado. Revela muito interesse por todas as atividades. Revelou resultados escolares excelentes durante todo este período. Muito obediente e trabalhador.
Resumindo, é um bom aluno, que andou às aranhas no inglês. A professora não a conheço, sinceramente até pode ser falta minha, mas no horário das aulas deles já eu levo mais de 1h de trabalho. Ela também não estve presente na reunião de avaliação, e segundo entendi está habituada a dar aulas ao 3º ciclo e secundário, pelo que quando apanhou estes meninos, houve ali um momento complicado.
Eles não têm grandes bases em inglês, alguns ainda se debatem com o português, e ela não teve sensibilidade para isso. A verdade é que tem a sorte de ter uma turma de meninos interessados e estudiosos, porque a coisa esteve prestes a descambar.
Já passou este 1º perído, já se conhecem mutuamente, por isso acredito que as próximas aulas serão bem melhores. E antes que me batam e acusam de ser daquelas mães que não sabe que os meninos vão ter de se adaptar e que quero a papinha toda feita, digo desde já: a papinha é para bebés, e estamos a falar de ciranças de 7/8 anos que sabem mastigar. O que falo tem a ver com aquilo que é ensinado: por exemplo: Good Morning, How are you? How old are you? coisas básicas não? - nem por isso, os países, esses sim são bem básicos, quando só agora começam a aprender a localização do Portugal Continental e Ilhas.
Dou outro exemplo: no último teste a matéria tinha a ver com "as coisas da escola". livros, canetas, etc. Nada de anormal até aqui, mas.....e chair, ah é cadeira, todos sabem. Todos, menos aqueles que nunca aprenderam e a professora se esqueceu de ensinar antes de pergunta no teste.
Tenho neste momento duas opções: ou me borrifo para professora de Inglês (e não queria seguir por esta via) e falo com a professora do ATL e, com a colaboração dela o vou ensinando. Ou, vou ser uma mãe chata, muito chata e volta e meia vou chatear a professora para saber `s quantas eles andam a nível da matéria, já que os pedidos até à data têm praticamente caído em saco roto.
Mas, o que importa reter é que estou (estamos) super orgulhosos dos resultados do meu filho mais velho.
Traduzido por e para ele, pela Profª: Muito Bom a Português e Estudo do Meio, Bom a Matemática e Inglês. Nas Expressões, ele adora, mas sai à mãe, só que com mais jeitinho.
Na Minha Caixa de Correio
Há 19 horas
1 comentários:
Fiz um grande comentário no telemóvel e não ficou!!! :(
Resumindo: parabéns pela avaliação, está no bom caminho!
Quanto ao inglês, por aqui também a prof fez avaliação duma matéria que não lecionou na sala do meu! A adaptação das profs ao 1º ciclo ainda está em curso... Enfim...
Beijinhos é bom ano
Enviar um comentário