quinta-feira, 31 de julho de 2008
Ainda ontem nasces-te e hoje já é o último dia do teu primeiro ano lectivo.
Para onde foi o tempo? Quem lhe disse que ele podia voar?
Que desejo é este de te ver crescer e de te querer sempre pequenino?
Que vontade é esta de voltar atrás no tempo, de aproveitar mais os teus momentos de bebé pequenino e ao mesmo tempo adorar ver-te crescer, responder, refilar?
Nostalgia......doce nostalgia.
Adoro ver-te crescer e quero ter-te pequenino.
És e será sempre o meu bebé. O meu menino lindo. O meu caracolinhos reguila.
O teu sorriso doce. A tua voz meiguinha. O teu olhar atento. O teu feitiozinho. Tudo, tudo em ti é perfeito. Não mudava nada nadinha (se bem que às vezes, aqui entre nós que ninguém nos ouve, fazes umas birras descomunais).
Que vontade é esta de chorar e sorrir?
Que sentimento é este de alegria e tristeza ao mesmo tempo?
Que orgulho tão grande de te ver crescer é este, mesmo que isso signifique que o tempo passe a correr?
Quão grande pode ser o AMOR que sinto por ti sem explodir?
Estou e sou uma mamã muito babada. Mas acima de tudo sou MAMÃ.
O meu sonho está a realizar-se e eu estou acordada.
É em momentos assim que posso dizer que me sinto feliz.
Nany
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Falei ontem com a auxiliar que os vai seguir (mudam de educadora e ganham uma auxiliar nova). Disse-me ela que ele brinca com elas, sozinho, junta-se mas não binca com eles. Que vai buscar as bolas, o triciclo, que já o apanhou a cantar mas sempre sozinho. Não se isola mas quase.
O Pedrocas em casa também brinca comigo, desafio-o sempre, acha piada a tudo o que tenho e chega a sentar-se nas minhas costas a brincar enquando faço a comida ou lavo a loiça.
Espero que seja uma fase e que com o tempo a coisa mude. Não queria nada que o meu pimpolho se isola-se. Sei que é filho único, neto único, sobrinho único, mas nem tudo por opção, mais por condicionalismos da vida. Vamos ver como ele evolui nas férias.
Amanhã é o último dia na creche e já pedi no trabalho para sair mais cedo pois pediram-nos para os ir buscar mais cedinho para poderem arrumar e desinfectar tudo. Acho mal os infantários fecharem o mês todo de Agosto, é que nem sempre se pode tirar esse mês de férias inteirinho e não temos com quem deixar os pimpolhos.
Por falar em , o Pedrocas é louco por elas, doido mesmo e agora anda com uma xuxa na boca, outra na mão e uma bola pequenina na outra mão. Não as larga nem por nada e fica sempre de olho se as arrumamos. Chega a ir dormir com a bola e assim que acorda pergunta pela xuxa e pela bola (aponta e a mãe que adivinhe o que ele quer).
Por mais bolas que tenha quer sempre mais uma, outra que não a dele e fica fascinado a ver os miúdos a jogar à bola. O pai já ganhou companhia para assistir aos jogos.
Bem, vou trabalhar. Beijocas
Nany
terça-feira, 29 de julho de 2008
Custom T-Shirt Generator
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Na Sexta quando fui para casa a minha mãe foi buscar o Pedrocas e deram-lhe um envelope onde vinha a sua avaliação.
Nas Características Pessoais diz que é uma criança meiga, alegre e activa (ai a baba).
Na Área Afectiva e Social: "Gosta dos adultos da sala mas chora sempre quando estes lhão lhe fazem as vontades. Com os colegas, não gosta que estes se aproximem dele e não interage muito com eles. Não gosta de ser contrariado"
Na Área Cognitiva e Motora: "A nível motor está bem para a idade. A nível cognitivo entende o que lhe dizem faltando apenas saber expressar-se oralmente"
Nas Rotinas Diárias: "A nível da alimentação come bem, tudo o que for de mastigar, não gosta de sopa. Dorme bem. Usa fralda."
Quanto a sopas acho que ele anda a ficar enjoado, também entre leite, papas e sopas o que ele quer é experimentar coisas novas. No tricar e mastigar quando lhe dou carne é esquisito, não gosta muito de mastigar durante muito tempo mas eu insisto para ele se ir habituando sempre com bocadinhos pequeninos.
Fiquei preocupada com a questão da interacção com as crianças. Noto que ele aponta para elas, brinca na rua quando saimos ao parque infantil ou para jogar à bola, especialmente se existir uma bola no meio. Sei que fica pasmado a olhar para os outros e que tem uma certa inclinação para crianças mais velhas, mas que vai pé ante pé chegando-se mais. Acho que isto se deve ao facto de ser filho único (não por vontade minha e também porque está rodeado de adultos).
Mesmo assim estou preocupada. A socialização passa pela interacção e ponho-me a pensar se o dia a dia na creche não será chato para ele. Não quero ver o meu menino triste e/ou infeliz :(((
Tenho que tentar falar sobre isto, mas a creche fecha o mês de Agosto todo e não sei se consigo encontrar a educadora. Vou tentar com alguma auxiliar.
Já me tiraram o sono.
As férias serão aqui por casa pois o sítio para onde íamos sofreu uma alteração (foi alugado - cada de família). Agora além da praia ando a ver outros programas (de preferência baratos).
Bjks
Nany
PS: Fiquei completamente sem fala com o comentário do marido no post anterior, logo ele que não diz nada. Deve ter sido da mensagem que lhe mandei para o telemóvel.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
este é só para ti, para que saibas que valho mais deitadinha que levantando-me todos os dias para vir trabalhar. Além de ganhar mais, cansava-me menos e não tinha stress LOOOOOLLLLL
Powered By Limousines For Rent
Para fazerem o teste, cliquem na imagem.
Para quem não adivinhou ofereço um doce na mesma. Fomos até Portimão, por isso deliciem-se com estas maçãs:
Nany
PS: Maridinho, atreve-te a não deixares um comentário que vais ver
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Aqui estão algumas das fotos das mini-mini-férias. Espero que gostem. Adivinhem onde fomos e dou-vos um doce.
Digam lá se o Pedrocas não é a cara chapada do Papá.
Bom fim de semana e beijocas
Nany
terça-feira, 22 de julho de 2008
18 lindos e traquinas meses estamos com 12,220Kg e 84,5cm.
Lindo, lindo, reguila como tudo e muito sr do seu nariz e do que quer.
Não faltam ainda 6 meses para os famosos "terrible two"?
De acordo com a médica está tudo bem, com os ouvidos inflamados, mas como ele não se queixa nada por isso não vai tomar medicamentos pois pode ser passageiro.
Quanto à borbulhagem na perna ela disse-me para pôr Canesten, o farmacêutico diz não ser fungico mas sim um eczema e como tal para por creme gordo e se não passar um creme com cortisona. Pois....para já ponho creme gordo e vejo o evoluir, depois ou vou à farmácia ou peço outra consulta.
Amanhã tento por fotos das férias para verem o meu peixinho lindo.
Bjks
segunda-feira, 21 de julho de 2008
As mini-mini-mini-férias acabaram-se. Deu para ir à praia, à piscina, ver o Pedrocas a adorar entrar na água sem medo, não querer sair de jeito nenhum, a comer areia e atirar com ela por todo o lado.
Passamos estes dias com os meus sogros, foi bom mas cansativo. Viagens grandes com crianças pequenas, o Pedrocas sempre a dormir, a tralha que se leva e trás e o comentário (triste) da minha mãe quando chegámos ontem quase à meia-noite super cansados e refilou porque não passei por casa dela (moramos perto).
Preciso de férias das férias. Preciso de férias a três para descansar o físico mas sobretudo a minha mente.
Bjks que tenho trabalho à espera e hoje ainda tenho consulta do Pedrocas.
Nany
quarta-feira, 16 de julho de 2008
domingo, 13 de julho de 2008
sexta-feira, 11 de julho de 2008
quinta-feira, 10 de julho de 2008
A festa na creche correu bem. Foi no dia 8, terça-feira. Quando chegámos tinhamos tudo preparado, as mesinhas com a paparoca, os miúdos super contentes de verem ali os papás na sua salinha, um ambiente que já começa a cheirar a férias. O papá não foi, saiu do trabalho mais tarde e só chegou a tempo da caracolada. A minha mãe foi lá ter, mas eu fui munida de máquina fotográfica, já bastou no Sábado a ter deixado em casa.
Vimos um video com os momentos deles durante o ano: o brincar, o comer, o dormir, as actividades. Está lindo e quero uma cópia, mas ainda não consegui falar com a educadora sobre isso. O Pedrocas brincou, quis ajudar com o video ;) comeu, bebeu suminho, mostrou-me a sua joaninha e fartou-se de chorar quando uma menina lha tirou.
Nestas situações fico sem saber como reagir. A mãe da menina estava lá e não tomava atitude nenhuma, a educadora e auxiliares idem e não me acho no direito de interferir com a educação de outra criança. Qual é a vossa opinião? É que não era eu que ia tirar o brinquedo à miúda, partilhar ela não partilhava, o meu chorava baba e ranho e não queria mais brinquedo nenhum. Foi a parte menos boa da festa.
A seguir fomos comer uns caracóis e o Pedrocas adorou. Foi a primeira vez que os comeu, mas não se fez rogado. Temos puto para o petisco ;)) A cara dele a comer era o máximo, e não um de cada vez mas sim uma espetadinha à maneira.
Ontem foi a bendita consulta de oftalmologia. Ia de coração apertado mas o médico diz que tudo está bem, que tem a hipermetropia própria para a idade e um pseudoestigmatismo. Tudo para rever a partir dos dois anos. Fiquei tão, mas tão aliviada que nem imaginam.
Sei que usar óculos não é nenhum drama, eu uso. Mas queria muito que o Pedrocas não tivesse de usar. Quero muito que tudo esteja bem. Vamos aguardar pela próxima consulta.
Bom fim de semana.
Nany
terça-feira, 8 de julho de 2008
Sábado foi dia de passeata. Fomos comemorar mais um aniversário da empresa onde o papá trabalha. Fomos até Évora e as diversões estiveram a cargo de uma empresa de turismo/aventura com monitores especializados. Este ano fomos menos, mas mesmo assim divertimo-nos bastante. Fizeram gincanas, prova de btt e canoagem. Após o almoço distribuíram-se os prémios e ainda se pintaram um pratos, um painel de azulejos e se fez umas obras de arte em barro ;))
Eu estive na equipa do baby sitting, a melhor de todas. O papá fartou-se de andar de bicicleta.
Claro que o convivio é sempre bom, o Pedrocas adorou ver pessoas novas, sítios diferentes, andar de camioneta. Achou imensa piada às formigas e queria porque queria ir tomar banho ao rio (alguns foram e ficaram com a água colada ao corpo de tanto limo). Ficou morenaço, fez uma mini bolha em cada pé (mesmo com meias e sapatos confortáveis). Correu, não dormiu muito, brincou bastante e foi besuntado com carradas e carradas de creme por causa do sol.
Até lá foi sempre acordado e bem disposto, comeu rissóis e principalmente croquetes. Tenho que aprender a fazer croquetes, é que o Pedrocas é louco por eles e os de compra são duros, sabem de algumas receitas fáceis ; ) ?
No regresso a casa, já perto das 18h00, vinha cansado e cheio de sono e nem a cantoria alegre o fez acordar, dormiu quase o caminho todo. Ao chegar a casa foi tomar banhinho, jantar, brincar um bocadinho e toca a dormir. Vinha com umas cores saudáveis, bochechas todas rosadinhas. Adorou o dia ou não fosse ele um galdério que só quer passear. Ficam aqui algumas fotos desse dia. Não tenho mais pois esqueci-me de levar a máquina ;(
Hoje temos festa na Creche, os bolinhos já foram entregues de manhã para o lanche partilhado. Depois conto tudinho.
Bjks
sexta-feira, 4 de julho de 2008
PS: Já repararam que os meus links andam cheios de bebés? É tão booooommmm.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
nas crianças muito pequenas
- sentar a criança no colo e segurá-la por trás. Colocando dois dedos de cada mão logo acima do umbigo, fazer pressão para cima.
nas crianças mais velhas:
- colocar a criança na vertical, abraçando-a por trás, estendendo os braços de forma que as mãos fiquem juntas e posicionadas sobre o estômago da criança. De seguida, dar um forte abraço, fazendo pressão sobre o estômago. O objectivo é criar uma força grande "de baixo para cima", a fim de que o corpo estranho seja expelido;
Retirado de Os Primeiros Anos da Criança - Saiba como Actuar, de Hugo Marques e Nuno Ribeiro da Costa, Texto Editores, 2001.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
...da maternidade. Não são exactamente mandamentos, mas achei piada e decidi partilhar com vocês.
Ando por aqui, com menos tempo do que queria mas feliz e com sáude.
O Pedrocas está lindo, grande, malandreco e cda vez que olho para ele vejo o grande milagre que recebi, a minha maior benção e cada vez o AMO mais.
Bjks
Nany