quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pedido de uma criança

Postado por Nany às 6/17/2009 03:15:00 da tarde
Recebi este mail que tenho de partilhar com vocês.
Coisas tão simples das quais nos esquecemos, às vezes por culpa e porque queremos agradar aos nossos filhos. Sei que é impondo limites que eles aprendem e se tornam adultos responsáveis. Dói dizer NÃO, mas dói mais ver consequências de um SIM para agradar ou para não ter trabalho.
Ser mãe/pai é amar, educar, proteger, ensinar.
As rotinas são boas. O saber as consequências de algo também. As responsabilidades aprendem-se de pequenino, mas isto todos sabemos. O pior é que a vida que levamos nesta sociedade, se damos tudo somos libertinos e despreocupados, se impomos limites somos ditadores.
Prefiro ser "ditadora" desde que isso se reflita na educação de um ser humano que adoro, tornando-o responsável, educado, integro e honesto. Se vou conseguir? Não sei, o tempo o dirá, só sei que irei dar o meu melhor sempre. Se vou errar? Inúmeras vezes, só espero aprender com os meus erros.
Mas deixemo-nos de filosofias, aqui fica o texto do mail. Não sei o autor, se souberem digam que eu ponho.
Bjks

"Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço. Só vos estou a experimentar. Não me corrijam com raiva, nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.

Não me protejam das consequências dos meus erros. Às vezes, eu preciso aprender pelo caminho áspero. Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para amadurecer. Não sejam irritantes ao me corrigir. Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem. Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Pois ficarei profundamente desapontado. Não ponham à prova a minha honestidade. Sou facilmente levado a dizer mentiras. Não me digam simplesmente que meus receios e medos não fazem sentido. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los. Não me digam que não conseguem me controlar. Eu me julgarei mais forte que vocês.

Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram ensinar tudo. Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo a vocês e aos outros. Não desistam nunca de me ensinar o correcto, mesmo quando eu parecer não entender. Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram."

Desconheço a autoria

6 comentários:

Tia São disse...

Uma pequena "Bíblia" que todos nós nos deveríamos esforçar por ter sempre presente.... Beijo!

Susy on quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 11:08:00 WEST disse...

Vou imprimir para o ler várias vezes.
São tudo coisas que no fundo sabemos mas por vezes esquecemos.
Beijokas e Boa sorte.
Susy

Pietra on quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 11:36:00 WEST disse...

É verdade, dizer não às vezes é muito mais importante, do que dizer sim!
Infelizmente o "sim" é bem mais fácil.

Estou a ver que o desfralde continua a correr bem, parabéns ao Pedrinho!

Bjs

Sandrocas on quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 15:10:00 WEST disse...

Sempre me ensinaram que o não tb é educação!
Está lindo este texto. Acho que muitos pais de hoje o deviam ler, reler e reflectir!

Jokas

Sandra Neves on quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 18:38:00 WEST disse...

Este texto tem tudo de verdade, o problema é em determinados momentos o nosso racional sobrepor-se ao nosso racional e acabamos por fazer e dizer o que não devemos...enfim....
Jocas
Sandra

Maria Lavrador on sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 10:46:00 WEST disse...

O "Não" nem sp é fácil de dizer, dai ter tanto significado na educação, pois as crianças tem de aprender a lidar com eles tb

Bjs e bom fim de semana

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez