E eu tento sempre ensinar-lhes que podem não gostar de todos mas têm de respeitar todos.
O problema é quando esses todos deitam por terra num minuto aquilo que eu levo anos a martelar nas cabecinhas.
Como explico a uma criança de 4 anos que não se diz, não se aponta, que temos de emprestar quando são os adultos a darem outro exemplo, a ensinarem o "se queres tiras sem pedir; se não te dão arrancas; se choram chamas de bebé; bates primeiro, matas e esfolas que eu não estou a educar maricas".
Já não basta ter de diplomaticamente não emprestar, ou dizer que sim mas de olho, porque os miudos não sabem brincar e estragam, partem, deixam ao Deus dará, não querem saber. Mas sempre naquela de confiar, serem crianças e depois vêm os pais e dizem (e fazem) barbaridades.
Não é fácil tentarmos incutir bons preceitos, ensinar boas maneiras, quando se recebe o contrário, se vê o contrário e depois como se explica isto a um filho? Que os adultos dizem uma coisa e fazem outra? Que o mundo não é cor-de-rosa? Que afinal talvez seja melhor ser egoista, egocêntrico e que o bullying é que está a dar?
Não não é fácil, mas tento, até porque a educação é de graça, dá trabalho mas para mim é um pilar importante.
O problema, pois, o problema são os outros, alguns outros.
Img: daqui
Na Minha Caixa de Correio
Há 2 semanas
3 comentários:
Infelizmente é mto complicado, é remar, remar contra a maré mas acredito que lá fique alguma coisa.
é nossa função de pais nunca desistir de educar os nossos miudos.
Maggie
É bem verdade o que dizes, andamos nós a ensinar aos nossos filhos os princípios que ensinaram a nós, vem outros quais-queres estragar o nosso trabalho... N é fácil educar, de maneira nenhuma mas temos de tentar dar o nosso melhor, mesmo sabendo que o mundo lá fora está tão complicado e sem duvida que tu és a pessoa indicada para isso
Bjs mts
Pois é amiga, é difícil tentar transmitir os valores correctos quando se vêm pessoas a agir de forma completamente oposta à que achamos correcta.
Temos que lhes dizer que temos os nossos próprios valores e que, mesmo que os outros sejam mal educados, nós não vamos fazer igual.
Mas não é fácil, nada mesmo.
Beijinhos
Enviar um comentário