sexta-feira, 13 de abril de 2012

E por os miudos a trabalhar?

Postado por Nany às 4/13/2012 10:51:00 da manhã
Na creche eles comem tudo, fazem tudo, ajudam e não refilam. Em casa é aquilo que se sabe, estão cansados, não querem, não fazem, não podem.
Confesso que me é mais fácil e prático fazer as coisas: faço mais depressa, ficam como quero, não tenho de voltar atrás a ver se está feito, não tenho de emendar, etc, etc.
Como o Pedrocas partiu o cotovelo, muitas das coisas que íamos implementado ficaram em stand-by e outras esquecidas, mas decidi que vamos começar a tabalhar nelas. Ele percebe o conceito trabalho - dinheiro, porque cada vez que me pede algo digo-lhe que tenho de trabalhar X ou Y dias para ter dinheiro para tal, podendo mesmo ser meses ou anos (no caso da PSP). Assim, vou tentando ensinar-lhe a paciência da espera pelas coisas, o valor delas já que temos de trabalhar, e o tempo em si.
Claro que no caso da PSP já deixei claro que uma criança de 5 anos não tem uma, independentemente do valor da mesma, ou da possibilidade dos pais a poderem comprar, por achar cedo. Com  esta idade têm imensos jogos e outras actividades a fazer que não ficar agarrados horas a uma caixinha.
Bem, tendo isso em vista, comecei a pesquisar sobre o assunto, e encontrei o blog Money Saving Mom que tem umas ideias simples, que me aprecem fáceis de por em prática. De manhã as coisas são todas a correr, mas começando pelos fins-de-semana e por ter eu mais paciência, parece-me que posso vir a tirar ideias daqui para por o Pedrocas a trabalhar. Já tinha falado disto com ele e ele ficou animado com a perspectiva de ganhar uns tostões para poupar para a dita PSP. Oram vejam o que ela diz para 4 anos, mas que pode ser para 5 ou mais, ou menos, dependendo da criança e da sua autonomia. Vou só colocar algumas que já faziamos mais ou menos e outras que pretendo implementar. Lavar a casa-de-banho cheira-me a muita água no chão e pouca lavagem, tal como lavar o chão e mesmo aspirar.
15 Chore Ideas for 4-Year-Olds
Children at this age are probably able to dress themselves, brush their teeth, and comb their hair. If they aren’t doing these things on their own, I’d encourage you to start by teaching them those chores
1. Pick Up Their Room — Make sure you show your child exactly what a clean room looks like. And if their room is really messy, I’d suggest working with them to clean it and giving them one specific project to work on at a time. Young children are often still learning the concept of staying on task, so you want to make sure you don’t overwhelm them by giving them too large of a task to accomplish then they are ready to tackle.  As vezes que eu lhe digo para arrumar as coisas dele, por o casaco no sítio quando chega a casa, e fazer a cama? Ai fazer a cama é um drama, custa muito, mas ajudar-me a fazer a minha é bem mais divertido, especialmente quando se enfia dentro dos lençõis para eu fazer a cama com ele lá dentro.
4. Fold Washcloths, Hand Towels, Underwear, & Other Small Items – I often will sort these out from the big laundry pile and make a small pile for each child to fold, based upon their folding abilities. Ele gosta, fica tudo maluco, mas ele gosta
5. Sort & Fold Socks — Sorting and folding socks can be a fun job for little people. And you can teach matching, colors, and counting with it, too. Meias e cuecas, dele, minhas, do pai, da mana. Assim tenho-o comigo, vamos conversando e ele sente-se útil, mesmo que depois caia tudo no chão ou eu trnha de dobrar tudo outra vez.
7. Dust/Wipe Down Surfaces — 4-year-olds are great at cleaning baseboards, small floor areas, wiping down cupboards, or dusting surfaces. If you have a feather duster, they might have fun trying that out, too! É o máximo, dar-lhe o produto de limpar móveis é o máximo, limpa tudo: móveis, espelhos, chão, portas, paredes. Mas por pouco tempo que aquilo cansa, mas o pronto (que uso marca branca) gasta-se que é uma beleza.
10. Wipe Down Door Handles — Give your child a cleaning wipe or a damp rag and have them wipe down all the door handles. This is a favorite chore at our house! Desta é que não me lembrei e ela também fala de limpar os interrupetores da luz. Excelente ideia.
11. Clear the Table – Teach your children to clear their plates after each meal (our children are still working on doing this without needing to be reminded!) Pois, é para o lado que lhe dá.
13. Simple Meal Prep — Kaitlynn has learned how to pour cereal/milk, make toast and peanut butter & jelly sandwiches, and pop popcorn on her own. She also often helps me when I’m cooking. Ele adora fazer bolos e que o deixe cozinhar, mas confesso que faço a comida sozinha e sem grande ajuda. Posso é começar a fazer coisas pequenas como arroz, já que pão, bolos, e gelatina faz na boa. Ah e puré também.
14. Set the Table — Teach your children how to set the table correctly from the time they are young–it’s a skill many adults still don’t know! Ainda ontem isto aconteceu e recebeu a quantia de 3 cêntimos para o porquinho da poupança.
E vocês, o que acham? Vá ideias. Vamos por os miudos a trabalhar? No bom sentido claro.

6 comentários:

Maria Lavrador on sexta-feira, 13 de abril de 2012 às 12:18:00 WEST disse...

Bem, eu dava-me jeito por os meus filhos a trabalhar mas que alguém de fora lhes pagasse... :) Mas gostei das tuas sugestões e vou espreitar o site q tens aqui.

Qt a ir à Serra só me foi possivel por ter lá a casa da minha tia (q n é grande coisa qd está mt frio pq está fechada e é um gelo...) senão acho q n ia dar mesmo, o meu pai era da zona e enquanto a minha tia tiver a casa, podemos aproveitar de vez em quando

Bjs e bom fim de semana

Raquel Ribeiro on sábado, 14 de abril de 2012 às 21:15:00 WEST disse...

Muitas das coisas que aqui partilhas já ponho o meu a fazer! ele quer ajudar, participar nas tarefas e eu deixo!1

acho otimo e nada de exploração
bjs

Raquel Ribeiro on sábado, 14 de abril de 2012 às 21:16:00 WEST disse...

ah, não dou dinheiro em troca!

Dinastia FilipiNHa on segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 11:00:00 WEST disse...

É aproveitar enquanto eles gostam de ajudar.

As minhas andam numa fase em que querem ajudar a fazer a cama, a pôr a mesa, a varrer, etc.

A mais nova nunca quer ajudar é a arrumar a brinquedagem que desarrumou.

Beijinhos e bons trabalhos!

Pérola on segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 19:26:00 WEST disse...

Minha querida,
Se é assim com 5 anos, quando chegar à idade de namorar as candidatas a noras vão fazer fila.
Hoje em dia as miúdas, na sua grande maioria, nem a cama sabem fazer.
Parabéns à mamã/educadora.
Grande exemplo para eu seguir.
Oxalá o Pedrocas não se desvie do bom caminho.
Um beijo e tudo de bom para a operação.

La Piriguete on quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 11:40:00 WEST disse...

O Fabian mais atrapalha que ajuda! lol
Vou passar o aspirador e ele monta nele, mexe nos botões, pega a esfregona e passa no chão, depois escorrega na água. Uma loucura!
beijinhos

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez