quinta-feira, 5 de abril de 2012

Isto da Páscoa fez-me pensar

Postado por Nany às 4/05/2012 11:43:00 da manhã
A creche dos meus filhos, uma IPSS de cariz religioso, tem no seu livrinho de normas de funcionamento e etc os dias que fecha. Um desses dias é a quinta-feira santa, ou seja, hoje.
Ora bem, o meu trabalho não fecha por ser quinta-feira santa, tal como o de muitos outros pais, e então o que fazemos com os pimpolhos?
-Vão para o trabalho dos pais? Nem todos os patrões deixam, nem todos os sítios são adequados.
-Ficam com tios, avós, vizinhos, etc? É preciso que essas pessoas estejam disponíveis e sejam de confiança.
-Arranja-se uma ama. Pois, por um dia, uma ama. Sim, já me tinham dito.
-Já sei, tiramos um diazito de férias e fazemos um fim-de-semana de 4 dias. Parece boa ideia.
Então qual o problema?
O problema é a que a creche também fecha noutros dias que eu e o pai trabalhamos, não podemos andar sempre a tirar dias, até porque as férias não são ilimitadas e quantas vezes não tiramos um dia porque a criança tem febre e não temos com quem a deixar e para a creche não pode ir.
O problema é que no tal livrinho ( o estatuto) as ciranças têm de ter obrigatoriamente 22 úteis de férias com os pais. Ora se eu tiro nos dias em que eles fecham e eu trabalho, nos dias em que as crianças isto ou aquilo, nos dias em que a minha vida se mete ao barulho e me condiciona a isso, onde ficam os 22 dias? Ficam reduzidos a menos. E então o pai? O pai também passa pelo mesmo, com a condicionante que se estiver a meio, ou pior, a finalizar um projecto quais férias quais quê, até se faz noitadas e se trabalha ao fim-de-semana.
Ah, mas a tua mãe está desempregada. Sim, pois está. Mas também está a tirar uns cursos, e hoje fez-me o favor de ficar com eles, mas.......além de ela não ser minha criada, nem imaginam o que tenho de ouvir antes, durante e depois.
Sei que todos têm direito ao descanso e não é isso que está em questão. Só acho é que deviam equacionar a obrigatoriedade tendo em atenção estes dias que vamos roubando às férias por esta ou aquela razão, principalmente aqueles que se prendem com a creche. Os outros são por nossa conta.

4 comentários:

Carla on quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 12:40:00 WEST disse...

Antes de mais fiquei feliz de saber que o Pedrocas já está melhor do braço. Relativamente a este post, eu lido com o mesmo problema, e a Escola onde está o Pedro é privada, não é IPSS, nem tem cariz religioso. Fecha diversos dias por ano, e tem nos estatutos a mesmas norma relativa aos 22 dias. Quando o coloquei lá já sabia disso, e bfelizmente não é para nós um problema porque o pai, é professor e consegue gerir esses dias com os filhos, ou então ainda vou contando com o apoio dos meus pais, no entanto, pergunto-me como é que vai ser o futuro, porque numa escola oficial as coisas são ainda "piores". Às vezes acho que temos uma país governado por duas entidades distintas, que não sabe o que a outra anda a fazer, e nós os pais, que se lixem.
Beijos

Mamã Petra on quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 15:53:00 WEST disse...

Esse é um problema comum a todos os que tem filhos em creches, infantários e afins. O meu Gabriel está num privado da Cruz Vermelha e só fecha uma semana por ano, elas aconselham os pais a tirarem férias com os filhos, não é norma, e eu tiro sempre o mês de Agosto inteiro porque posso, e ajudo as minhas cunhadas que como tu não podem estar sempre a tirar dias, e as mães não podem. Faço por gosto e compreendo bem o que passas.

Beijinhos

Raquel Ribeiro on sexta-feira, 6 de abril de 2012 às 10:37:00 WEST disse...

Sim, é dificl de gerir os fechos da creche e as férias escolares! Mas repara que o estado nem ajuda como deve ser na licença de maternidade/paternidade qt mais preocupar-se com o resto...

Eu ha uma coisa que faço, nunca meto ferias qd ele está doente. é sempre baixa, mesmo que nao paguem!!! se for necessario chateio mais rapidamente amigos pra ame ficarem c o filho do que a unica avo q está por perto...
e felizmente tenho a facilidade de poder levar o Gui comigo se tiver outra solução mesmo, se nao houver aulas!
bjs

Tia São disse...

Pois... não te lembraste da Tia São, pois não? Taralhoca! O Pedrocas ia gostar muito de passar o dia com a Rita Catita! :-)Beijos e Boa Páscoa!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez