terça-feira, 5 de março de 2013

Primeiras avaliações escolares da menina Sarocas

Postado por Nany às 3/05/2013 10:10:00 da manhã
Pois bem, vamos falar de coisas sérias ☺
Estas são as primeiras avaliações a sério da menina Sarita, creio que dá para aumentar se clicarem na imagem, mas vendo os aspectos principais, temos no ponto 1- Identidade e Autonomia Pessoal: ela sabe quem é, reconhece bem o corpo e tem autonomia naquilo que faz.
No 2 - Meio Físico e Social: quanto ao outono é sempre outono ou inverno ou o que seja, ela não tem grandes noções de tempo, tirando os seus bonecos favoritos na tv, esses ela sabe bem quando vão dar e por que ordem. Natal é sempre, pois ainda hoje canta músicas de Natal.
Ponto 3 - Comunicação e Representação - não reconhece a cor vermelha, baralha-a confesso, para ela existe primeiro o cor de rosa, depois o roxo, o amarelo e agora o azuí (azul) que é a cor que está a aprender. As outras vamos ensinando aos poucos sem pressas e sem pressões. Ainda não aprendeu a diferença entre som e silêncio, numa sala cheia de crianças e com um mano mais velho que é isso de silêncio? Em relação aos objectos ela gosta de explorar bonecos, bebés, carrinhos, mas estar a admirar a forma se é redondo ou quadrado não liga nenhuma e farta-se completamente, é menina para se levantar e ir fazer outra coisa.
Algo em que acertaram na mouche foi na descrição feita nas observações, pois o que a educadora escreveu foi:
"A Sara teve uma "grande explosão" na linguagem, fala imenso e canta, faz muito "charme", é muito "vaidosa" e simpática. Não gosta de ser contrariada e faz logo birra, mas é uma característica própria da idade, pois ainda não consegue lidar com a frustração. Por vezes gosta de impor a sua vontade e "luta" com os amigos. É autonoma e bem-disposta. Ainda tem dificuldade em estar alguim tempo atenta, mas consegue memorizar sobretudo as canções. Temos de ser muito firmes, pois tem que sentir que o adulto é que manda."
A definição da fase exacta pela qual a menina Sarocas anda a passar. De referir que a Sarita é das mais novas da sala tendo apenas 2 aninhos, numa sala que está a ficar cheia de meninos de 3. Nesta fase os meses que os separam ainda fazem diferença, ela sendo de Novembro, faz os 3 anos quando a maioria (tirando talvez mais um ou dois meninos) está quase com 4. Mesmo assim, mãe babdona que sou, acho que a minha piolhita se anda a safar bem, e sou a favor de puxar os miudos e estimulá-los, não nivelar por baixo, claro que sempre respeitando os seus limites e as suas capacidades próprias do desenvolvimento etário.

2 comentários:

Pobre(o)Tanas on terça-feira, 5 de março de 2013 às 16:06:00 WET disse...

Adoro a parte do "faz muito charme" AHAHAHAHAHAH digno de princesa :D

Dinastia FilipiNHa on quinta-feira, 7 de março de 2013 às 13:30:00 WET disse...

Resumindo, é uma crescida, linda e cheia de personalidade! ;-)

Bjs

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez