sexta-feira, 3 de abril de 2015

Quem disse que educar é fácil mentiu

Postado por Nany às 4/03/2015 08:00:00 da manhã
Ou nunca educou, ou então educa por via de terceiros.
Não, não é fácil, se tivermos em linha de conta os princípios básicos que se quer (quero) incutir nos filhos: honestidade, trabalho, conquista, felicidade, lealdade.
Parecem coisas tiradas de livros, mas ninguém quer um filho mandrião, desonesto que não luta pelo que quer, infeliz e mentiroso.
Educar é mais que ensinar a dizer bom dia, obrigado, faz favor e com licença. Educar não é ensinar o 1,2,3 é ensinar que 1+1 = 2, mas que nem sempre 2+2 = 4.
É segurar a mão, é dar o ombro, é emprestar o ouvido.
Ser mãe não é apenas dar beijinhos, brincar às escondidas, impôr limites e verificar a febre. É tudo e muito mais.
Não, educar não é mesmo nada fácil, por vezes são precisas ferramentas que nos ajudem, por vezes é preciso construir as nossas próprias ferramentas, por vezes temos de adaptar outras.
Essa coisa da tentativa e erro não dá muito resultado. Os erros são graves, os erros podem ser para uma vida inteira, os erros podem não ter emenda possível.
Se erro? Sim, tenho praticamente a certeza que todos os dias erro. Todos os dias dou um berro mais alto do que devia, uma palmada na hora errada, uma palavra torta. Mas também peço desculpa, muitas vezes, quando vejo que errei.
Esta mãe pede desculpa. Sem problemas, e de coração apertado.
Esta mãe não sabe tudo. Aliás esta mãe não sabe nada de educação, ou melhor, esta mãe sabe apenas que quer filhos bem educados, bem criados, bem formados, muito felizes e que fazer isso, ou melhor, contribuir para isso, dá trabalho, muito trabalho diário que tem associado uma carrada de TPC's.

2 comentários:

Eu tou escondida on sábado, 4 de abril de 2015 às 00:43:00 WEST disse...

Não posso concordar mais!
Era tão mais fácil educar antes de ter filhos... eu imaginava que bastava amá-los, dar-lhes muito carinho e atenção para que eles fossem maravilhosos e exemplarmente bem-educados... Pois... tem muito mais que se lhe diga!
:-)

Gata on quinta-feira, 9 de abril de 2015 às 16:36:00 WEST disse...

Essa mãe coloca-se em causa, questiona-se e EDUCA, por isso é uma óptima mãe!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez