domingo, 10 de janeiro de 2016

Bullying

Postado por Nany às 1/10/2016 12:30:00 da tarde
A minha amiga São passou não há muito tempo por uma situação complicada com sua filhota, (descrita aqui e aqui).
O bully começa cedo, muito cedo mesmo. E pergunto: será que os pais de um bully sabem que o são? Alguns devem saber, outros não e outros ainda nem querem mesmo saber.
Os miudos não nascem bullies. Algo no seu crescimento os torna assim.
Mas se já é um fenómeno conhecido (e não me venham com a conversa que são coisas de crianças quando andam à estalada uns aos outros), porque raio não se faz nada acerca disso?
Porque razão os pais são coniventes (aqueles que sabem)? Porque não têm uma conversa com os seus filhos?
Porque é sempre necessário acontecer algo de grave para se ter atenção à vítima?
Porque não somos capazes de ensinar empatia, compreensão, tolerância?
A raiva existe, é um sentimento. Mas porque é que não se ensinam as crianças a ter outras formas de resolver as suas quesílias?
Serão os filmes? Serão os jogos? Serão os desenhos animados?
Não sei, só sei que crescendo como a mais alta da turma, de óculos também me senti à margem, mas como li uma coisa sei que não quero: Não quero ser mãe de uma bully, nem de uma vitima
Li também este artigo no Sapo e achei por bem partilhar. É necessário clicar em cima das imagens para poderem ler o artigo todo.

3 comentários:

soumaiseu.blogs.sapo.pt on segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 às 13:09:00 WET disse...

Fui ler o artigo do sapo. Acho que os pais na sua grande maioria não sabem lidar com filhos que são bully's. Outras vezes não querem saber e optam por ignorar e escondem-se atrás de frases como "é normal, ele tem de se defender, é próprio da idade...". A verdade é que se virarmos a espada na nossa direção não deve ser nada fácil admitir que se tem um filho bully porque isso implica que de alguma forma ou em algum momento, nós falhamos como pais. E a questão é até que ponto é que somos capazes de o admitir, porque se falhamos como pais há que o corrigir rapidamente... Digo eu, que levo muito a sério o meu papel de mãe. É uma questão complicada. O que eu sei é que eu jamais ficarei quieta quando a minha filha for saco de pancada de alguém, tanto se me dá que os pais do bully sejam receptivos ou não ou se mostram abertura para resolver ou não, se todos nós nos calarmos estes miúdos não tem rumo. É preciso falar, nem que seja só para marcar a nossa posição e para que os nossos filhos quando são agredidos saibam que podem contar connosco. E isto, o dar segurança e alento, também é ser pai ou mãe.

Nany on segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 às 15:06:00 WET disse...

É essa a minha questão: será que eles sabem ou assobiam par o ar?
Tenho por exemplo uns pais que vêm os filhos ao contrário: aqueles que eles consideram anjo é um mentiroso de primeira, e aquele que eles consideram peste, é o contrário.
E num aspecto somos iguais: eu primeiro arranco a cabeça e depois pergunto o que aconteceu. Não vale a pena, quando o assunto dão eles não consigo pensar a frio.
bjks

Gata on terça-feira, 12 de janeiro de 2016 às 11:57:00 WET disse...

Eu passei por isso em miúda (também usava óculos), e não havia os filmes nem os jogos de hoje. Acho que há miúdos e pessoas estúpidas mesmo!
Bjs

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez