A – Adquirido; PA
– por adquirir; EA – em aquisição
Área de Formação Pessoal e Social
Orienta um jogo
em pequeno grupo – A
Conhece as suas
potencialidades, de forma a aumentar a autoestima – EA
Espera com
atenção a sua vez de falar e de participar nas atividades – A
Tem confiança em
si mesma – A
Adapta-se a novas
situações e reage perante elas positivamente – A
Diz o primeiro e
último nome – A
Refere o dia e o
mês do seu aniversário – A
Consegue
privar-se de actividades livres para acabar um trabalho – A
Consegue ser
responsável por uma tarefa – A
Veste-se e despe
sozinho algumas peças de roupa – A
Calça-se
corretamente – A
Elege os seus
próprios amigos – A
Segue as regras
de jogos de grupo, dirigidos por adultos – A
Exprime os seus
sentimentos de zanga, alegria e carinho – A
Compreende a
importância de solidariedade/entrajuda – A
Área da Expressão e Comunicação
Expressão
Plástica
Seleciona
materiais para diferentes atividades – A
Completa um
desenho e imagem com lacunas – EA
Exprime emoções
através do desenho – EA
Organiza o
trabalho de acordo com o espaço previamente delimitado – EA
Efetua recorte –
A
Expressão
Motora
Revela
coordenação e controle dos movimentos globais e secundários – A
Distingue
direita/esquerda em si mesmo – EA
Revela boa
coordenação óculo-manual – A
Memoriza e
realiza percrsos simples – A
Expressão
Musical
Consegue
memorizar e reproduzir a canção acompanhado com gestos e batimentos rítmicos –
A
Diz rimas e
lengalengas com entoação – A
Reproduz
sequências e sons – A
Canta
individualmente para os colegas – A
É capaz de
utilizar o corpo como instrumento – A
Canta em grupo e
para o grande grupo – A
Expressão
Dramática
Consegue criar e
encenar pequenas histórias – A
Compreende as
mensagens expressa por gestos – A
Participa na
representação de uma história – A
Brinca
desempenhando o papel do adulto – A
Representa com à
vontade para um público diferente do habitual – A
Domínio da
Linguagem e Abordagem à Escrita
Diz se duas
palavras rimam ou não – EA
Emprega
corretamente ontem, hoje e amnhã – EA
Pergunta o
significado de palavras novas – EA
Diferencia
números e letras – A
Descreve de forma
clara e perceptível as imagens observadas – A
Relata
experiências diárias – A
Reconta uma
história, com ajuda, sem auxílio de ilustração – EA
Identifica em livros
as letras do seu nome – A
Mostra interesse
em reproduzir palavras escritas – A
Escreve o
primeiro e o último nome – A
Domínio da
Matemática
Faz conjuntos e
classificações – EA
Faz seriações – A
Realiza
correspondência até 10 – EA
Efectua contagens
e estabelece correspondências (simples) – A
Conta
mecanicamente até 20 – A
Reconhece
objectos inteiros e metades – A
Conhecimento do Mundo
Nomeia os dias da
semana – EA
Conhece/interpreta
as festas da comunidades, durante este período – A
Fala das suas vivências
- A
Conhece as
dependências, materiais e pessoais que trabalham na escola – A
Diz o nome da
estação do ano em que se encontra – A
Avaliação Global:
A Sara atingiu a maioria dos objectivos e competências propostos. Continua
extrovertida, faladora e com uma personalidade forte, que por vezes tem que ser
contrariada com insistência. É alegre, e está mais à vontade nos trabalhos. Por
vezes ainda se dispersa, nas actividades mas está a melhorar e mostra-se mais
empenhada.
1 comentários:
e com toda a razão.
Enviar um comentário