quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Reunião e futura inscrição 1º ciclo

Postado por Nany às 2/18/2016 01:22:00 da tarde
Já é do conhecimento de quem me lê que a minha Saroca, sendo de Novembro, é daquelas crianças com entrada condicionada no 1º ciclo.
Depois de falar com a educadora, com a auxiliar, com a professora do meu mais velho, com a família, chegámos à conclusão que não existem razões para a reter um ano. vamos increvê-la no 1º ciclo e a vaga logo se verá.
O problema é mesmo esse: a vaga. Se a entrada está condicionada por razões de idade, por se achar que as crianças não têm maturidade, porquê fazer as coisas dsta forma? Não seria melhor dizer que entram as crianças que completam os 6 anos até data X, e que depois desse dia só no ano lectivo seguinte?
É que é um stress para eles e para nós, se não vejamos, e falo do meu caso pessoal:
-a minha filha está numa sala de pré-escolar em que a maioria das crianças vai este Setembro para o 1º ano,
-ela já começa a achar-se bebé porque os amigos lhe dizem que ela vai para os bebés, e eles para a escola dos crescidos,
-as creches não fazem salas de acordo com a "idade emocial" das crianças, mas por ano civil, sendo que têm miudos nascidos a 1 Janeiro e outros a 31 Dezembro, que se mais tarde nem se dá por ela, em tenra idade faz muita diferença,
-terei de matricular  a miuda também no pré-escolar, que caso não tenha vaga vai ter de repetir, o que é sempre bom para crianças com falta de maturidade emocional própria da idade, pensarem que são "menos" que os outros, porque eles avançam e elas não
-a matricula terá de ser na escola pública porque: nao posso pagar um privado, a creche actual não pode ficar com ela,
-a escola tem um horário igual ao meu, razão que pesou muito para não a ter mudado no ano lectivo corrente e assim ela entrar no 1º ciclo com todas as preferências dadas,
-é que isto não é carne nem peixe: uns entram, outros não, outros vão 1 mês para um colégio e depois pedem transferência. Daqui a um tempo vamos ter umas gerações engraçadas.
Porque é que não se resolve isto logo de vez, colocando uma data especifica e não entradas condicionadas a vagas. Será que se esquecem que estamos a falar de crianças e respecitvas famílias?
Na reunião falámos de muitas outras coisas: do projecto educativo que estão a desenvolver com os meninos, da praia, dos trabalhos, do comportamento, das festas, mas o assunto "escola primária" está a chatear-me (como diz a minha filhota quando algo não lhe vai bem).
Sou só eu a pensar assim? Será porque conheço miudos que a data de nascimento nada tem a ver com o seu aproveitamento escolar?
O que dizem vocês?

3 comentários:

Raquel Ribeiro on quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 às 22:31:00 WET disse...

O ideal seria que todas tivessem lugar, mas infelizmente não há espaço para todos na escola. Há a definição da rede escolar do número de turmas q podem abrir e a partir daí surgem as vagas. Em algumas escolas da para todos, noutras nem os miúdos nascidos em Junho entram!!! É complicado... Dai q existe uma lei que estabelece as prioridades de acesso, que no sendo boa, cria alguma equidade no acesso ao ensino público !

Gata on sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 às 10:06:00 WET disse...

Desejo que esse assunto se resolva rapidamente da melhor forma!!!
Beijinhos

Magda on quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 às 11:10:00 WET disse...

Infelizmente é mesmo assim. Eu por aqui safo-me, tenho dois miúdos do meio do ano, e geralmente na zona há vagas até para os nascidos depois de Setembro. Espero que corra tudo pelo melhor por ai, mas concordo contigo, não deveria ter a ver com a data de nascimento e sim com o facto de a criança estar preparada ou não. Mas isso dá muito trabalho, sabes?! ;)

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez