sexta-feira, 4 de março de 2016

Terapia da Fala

Postado por Nany às 3/04/2016 01:36:00 da tarde
Várias coisas me têm feito andar afastada daqui, mas uma delas era a questão da terapia da fala.
A minha Sarita vai começar a ter esta terapia, porque aqui a mamã, ao contrário do que todos me diziam, achava que ela necessitrava de uma ajuda profissional, e que eu, com toda a minha boa vontade e falta de jeito já não estava a conseguir, ajudá-la a ultrapassar certas dicções.
A questão não é grave, nota-se que a miúda quer aprender, mas existem ali uns quês que ela não consegue ultrapassar, como os lh e o r em encontro consonântico.
Resumindo a miúda diz fia em vez de filha, mas consegue dizer folha. Diz fio em vez de filho e fióz em vez de filhóz. Quanto ao r, a questão é mesmo a postura da língua que deve ser trabalhada.
O que ela tem, de acordo com o diagnóstico é um Perturbação dos sons da Fala de origem fonética e fonológica, o que poderá vir a intervir com as aprendizagens no 1º ciclo. Para a ajudar a ultrapassar a terapeuta vai trabalhar com ela uma vez por semana.
Não estou desanimada, até porque agora ela está no com caminho, e a terapeuta já me disse que vamos ter "trabalhos para casa", por isso, o esforço vai ser conjunto tendo em vista o bem estar dela. Estou é triste, triste pela minha menina, por ela não ter uma mãe capaz de a ter ensinado a falar correctamente.....

1 comentários:

soumaiseu.blogs.sapo.pt on terça-feira, 8 de março de 2016 às 13:32:00 WET disse...

Ora ora! Tens com cada uma! Então a gora a culpa é tua.... não sejas tonta! Acontece mais vezes do que aquilo que pensamos. Se tu achas que te podes sentir culpada imagina eu que sou de Linguística... Não sejas tonta! Vais ver que não tarde muito ela já vai falar melhor do que tu! Ainda te vai é ensinar a ti... ahahahhahaahah! Beijo!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez