terça-feira, 20 de novembro de 2012

Manuais escolares

Postado por Nany às 11/20/2012 03:35:00 da tarde
Olha o nome todo pomposo e ainda os miudos não estão na escola oficial.
Para ele, temos este para o pré escolar, que se chama O meu bolco 5-6 anos.
De acordo com o site da editora, a Editora Educação Nacional de onde retirei a imagem, a sinopse diz o seguinte:
Esta coleção abrange, para cada faixa etária, os principais objetivos definidos para a Educação Pré-Escolar. Cada livro contempla 44 fichas, organizadas da seguinte forma: • Na frente, atividades de linguagem, de grafismo, de lógica e um jogo de descoberta; • No verso, uma atividade complementar: ilustração para pintar, desenho ou friso para completar; • Em rodapé, observações e sugestões dirigidas aos Educadores; • Exercícios simples e progressivos, de acordo com as orientações curriculares, para aprender de forma divertida.
Preço de editor e também marcado na parte de trás do livro 6.95€.


Imagem da Editora Portugal
 Para ela, temos então uma colecção de 3 unidades de fichas em formato quase A3, para 2-3 anos, das unidades 1-2, 3-4 e 5-3, o primeiro livro da imagem em cima do lado direito, aquele que tem o Tito em vermelho, e que chama Pim e Tito. Daí ela agora ter um Titinho lá em casa e andar toda contente com ele.
Pelo que vi dos livros têm coisas bem engraçadas e simples para fazer, como reconhecer o menino que está no bacio, numa imagem em que temos um menino no bacio e outro com um educador/mãe num muda fraldas. Preencher a mochila do boneco Tito com o dedo molhado em digitinta amarela; colorir a lápis de cera vermelha - reconhecimento das cores. Colorir apenas a cesta que tem uma laranja; assinalar com a marca do dedo o objecto que produz um som forte; numa imagem identificar com autocolante o menino em perigo e outros que tais.
Tem imagens do dia a dia, dos animais, de castanhas, laranjas, barcos, motas, baldes de praia, situações normais e recorrentes em contexto creche.
São fichas que já eram feitas de outra forma, só que não em formato livro. Lembro-me do Pedrocas trazer para casa trabalhos parecidos, só que nestes os pais têm, a meu ver, um guia condutor, já que na parte de trás das mesmas se indica o que é para fazer, ao contrário do que acontecia na maioria dos trabalhos dele, alguns ainda hoje não sei bem qual a descoberta ou qual o ensinamento subjacente.
Não as achei assim tão polémicas. Ok, o preço é polémico, 25€ por 3 livros de unidades dos 2-3 anos eu percebo, isto se comparado ao preço de 6.95€ do pré-escolar do mano, mas pergunto após ver as fichas, a polémica é o dinheiro, as fichas ou eles trabalharem?
As crianças além de terem de brincar também têm de ir conhecendo o mundo à sua volta. Já disse e repito nos post anterior, a Sarita é das mais nova da sala, com quase 1 ano de diferença e não acho que estja a ser demasiado puxada. Não vejo em que é que marcar o dedo com digitinta, explicarem-lhe que aquela cor que lhe mancha a mãe é amarela, ou que a buzinha tem um som mais forte que o clarinete é ser demasiado puxada, ou não a deixarem brincar.
Mas esta é a miha opinião. A opinião de uma mãe que considera o livro da pré básico e que considera também ter feito uma excelente escolha no livo de letras que lhe comprou no Continente.
Mães e Pais que me leêm, que acham vocês destes temas? De mais ou de menos tendo em conta crianças que ainda não frequentam a escola primária?

6 comentários:

Unknown on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 às 07:51:00 WET disse...

Também já aderimos ao manuais na escola e em casa, numa perspetiva de aprender a brincar.
beijinhos

Pobre(o)Tanas on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 às 14:47:00 WET disse...

Aiiii quando chegar a nossa hora com tanta coisa... Eu cresci a apontar o dedo para os ovos das galinhas da minha avó, para o coelho, a apanhar alfaces... Só fui para a escola com os normais 6 anos LOOOOL Por isso olha a minha opinião é fraquissima quanto a estes assuntos. Daqui a uns 2 anos, falamos, pode ser??? :D

Beijoca para vocês ***

Blog da Maggie on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 às 15:26:00 WET disse...

ohhh Nany eu ontem passei aqui e vi este post, fiquei a pensar, foi a escola que mandou comprar?
Da minha experiencia com as miudas, ja comprei duzias dessas coisas e de pouco valeu, nunca se mostraram mto interessadas. Qdo chegarem a idade de terem os livros da escola a situaçao muda e passam a adorar, os livros e os exercicios, ate la nao vale mto a pena, ou por outra, com as minhas nao valeu a pena ...

Bjos
Maggie

Nany on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 às 16:44:00 WET disse...

Maggie, ambos foram recomendados pela escola e virão debitados na próxima mensalidade.
O Pedrocas adora, até porque é levado pela maioria. Ela não sei bem, vai sendo incluída, mas na idade dela o trabalho ainda é muito individual.
O livro que comprei para ele é para o ajudar nas letras, aquela cabecitad e vento que faz tudo depressa para despachar precisa de aprender a ter calma :)
Bjs

Raquel Ribeiro on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 às 23:25:00 WET disse...

O meu usou no antigo colegio um livro de pre-escolar dos 4-5 anos e gostou bastante de fazer as atividades na sala com os colegas.
Agora no publico, dos 5-6, não tem manual, mas anda feliz da vida com as atividades que faz tb!

Por isso, com ou sem livro, o importante mesmo é cativa-los para as tarefas!!!
bjs

Blog da Maggie on quinta-feira, 22 de novembro de 2012 às 12:22:00 WET disse...

ahhh mas se foi a escola que mandou comprar e e para trabalhar na escola acho bem, a minha mais nova tbem tem, acho que se chama troca tintas, mas fica na escola e trabalham la no livro, so vem para casa no final do ano.

Maggie

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez