Pois bem, vamos falar de coisas sérias ☺
Estas são as primeiras avaliações a sério da menina
Sarita, creio que dá para aumentar se clicarem na imagem, mas vendo os aspectos principais, temos no ponto 1-
Identidade e Autonomia Pessoal: ela sabe quem é, reconhece bem o corpo e tem autonomia naquilo que faz.
No 2 -
Meio Físico e Social: quanto ao outono é sempre outono ou inverno ou o que seja, ela não tem grandes noções de tempo, tirando os seus bonecos favoritos na tv, esses ela sabe bem quando vão dar e por que ordem. Natal é sempre, pois ainda hoje canta músicas de Natal.
Ponto 3 -
Comunicação e Representação - não reconhece a cor vermelha, baralha-a confesso, para ela existe primeiro o cor de rosa, depois o roxo, o amarelo e agora o
azuí (azul) que é a cor que está a aprender. As outras vamos ensinando aos poucos sem pressas e sem pressões. Ainda não aprendeu a diferença entre som e silêncio, numa sala cheia de crianças e com um mano mais velho que é isso de silêncio? Em relação aos objectos ela gosta de explorar bonecos, bebés, carrinhos, mas estar a admirar a forma se é redondo ou quadrado não liga nenhuma e farta-se completamente, é menina para se levantar e ir fazer outra coisa.
Algo em que acertaram na
mouche foi na descrição feita nas observações, pois o que a educadora escreveu foi:
"A Sara teve uma "grande explosão" na linguagem, fala imenso e canta, faz muito "charme", é muito "vaidosa" e simpática. Não gosta de ser contrariada e faz logo birra, mas é uma característica própria da idade, pois ainda não consegue lidar com a frustração. Por vezes gosta de impor a sua vontade e "luta" com os amigos. É autonoma e bem-disposta. Ainda tem dificuldade em estar alguim tempo atenta, mas consegue memorizar sobretudo as canções. Temos de ser muito firmes, pois tem que sentir que o adulto é que manda."
A definição da fase exacta pela qual a menina
Sarocas anda a passar. De referir que a
Sarita é das mais novas da sala tendo apenas 2 aninhos, numa sala que está a ficar cheia de meninos de 3. Nesta fase os meses que os separam ainda fazem diferença, ela sendo de Novembro, faz os 3 anos quando a maioria (tirando talvez mais um ou dois meninos) está quase com 4. Mesmo assim, mãe babdona que sou, acho que a minha piolhita se anda a safar bem, e sou a favor de puxar os miudos e estimulá-los, não nivelar por baixo, claro que sempre respeitando os seus limites e as suas capacidades próprias do desenvolvimento etário.