quinta-feira, 31 de julho de 2014

Isto de elogiar ciranças tem muito que se lhe diga

Postado por Nany às 7/31/2014 01:18:00 da tarde
Dizem que não se deve elogiar as crianças pelo seu aspecto físico, pela sua inteligência, mas pelas suas capacidades, pelo seu empenho. Eu, na minha modesta opinião, acho que podemos elogiar das duas maneiras. Considero também é que elogiar só porque sim, só para dizer uma frase linda não serve de nada.
Não vejo nenhum problema em elogiar os olhos lindos, a inteligência, tal como não vejo problema em elogiar as capacidades. O mal é que o elogio gratuito, ou a completa falta dele pode tornar as crianças inseguras.
Gosto de elogiar o meu filho por saber ler correctamente um livro, a minha filha porque já consegue despir as camisolas sozinha e não fica atrapalhada. Gosto de lhes dizer que estão/são bonitos, mas nem sei se estou a elogiar a mais ou a menos.
Outra coisa que faço e por vezes faz com que olhem para mim de lado, é que, quando falo deles, digo o que penso, o que acho de bom e de mau. Não digo só que são reguilas, que não põem a mesa a não ser obrigados, mas que também são inteligentes, despachados, desenrascados, que se aplicam e que tentam por si, que são destemidos, observadores. É isso que penso, honestamente e de nada me servia, a mim nem a eles, dizer só o mau - até aprecia que não fazem nada bem; nem só o bom - como se nunca errassem em nada.
Gosto de ler sobre o assunto e li este artigo que em poucas palavras resume aquilo que eu desejo conseguir incutir nos meus filhotes:
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas das montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, têm copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil. Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.”

2 comentários:

soumaiseu.blogs.sapo.pt on quinta-feira, 31 de julho de 2014 às 20:59:00 WEST disse...

Eu passo a vida a elogiar a Rita: digo-lhe milhentas vezes que é linda, que a adoro, que é esperta, meiguinha, inteligente, que é a minha tacinha de arroz doce com canela, o meu doce preferido, que cheira bem, e por aí fora... mas também lhe puxo as orelhas sempre que merece, sempre que pisa o risco ou se arma em chica-esperta. Se está certo ou errado isso já não sei, mas eu funciono assim, o resto não me interessa! *_* Considero que tenho uma miúda equilibrada e certinha, e enquanto eu a sentir assim nada me fará mudar o meu comportamento!

Raquel Ribeiro on sexta-feira, 1 de agosto de 2014 às 00:49:00 WEST disse...

Eu elogio!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez