quinta-feira, 23 de julho de 2015

O que não se deve dizer aos filhos (e a ninguém já agora)

Postado por Nany às 7/23/2015 10:52:00 da manhã
Estava a ler o site do Sapo LifeStyle e deparei-me com um artigo das Sete Frases Que Não Pode Dizer ao Seu Filho. Não serão apenas estas sete, reconheço que dependendo do filho mais exisitirão, mas estas sete são quase pecados mortais.
Não são para dizer aos filhos, ou a quem quer que seja, além de serem frases que se devem ensinar os nosso filhos a não dizer. É que além de não as dizer aos meus filhos, chateio-me quando alguém as diz e também não quero que eles as digam. Óbvio que como crianças pequenas que são, dizem algo parecido no calor do momento, mas com o tempo vou-lhes incutindo que não são para dizer a ninguém.
Mas, que frases são?
1 "Nunca fazes nada direito" - nunca, mas mesmo nunca? Ou será mais nunca fazes nada do jeito que eu quero que faças tim tim por tim tim? O não fazer direito parte do princípio que a criança sabe o que é "direito", que lhe foi explicado e exemplificado por vezes.
Os meus filhos fazem coisas que para mim não estão "direito", mas se calhar, se eu lhes mostrar o meu "direito" eles até aprendem e fazem melhor que eu. Desvalorizar por completo o que o outro fez sem encontar o seu "direito" é desvalorizar o seu esforço, a sua vontade.
2 "Devias ser mais parecido com o teu irmão" - não, não devias, por muito que sejam parecidos fisicamente não devias. És único, és especial, tens qualidade únicas que te tornam o melhor filho do mundo.
Quando era pequena fui muito comparada a uma pessoa de família (não a irmãos que não os tenho) e ainda hoje dói. Dou-vos um exemplo: essa pessoa quase 3 anos mais velha tinha e tem uma letra mais bonita, eu no início do meu percurso escolar não tinha e ainda hoje não tenho uma letra especial (aliás, não a considero bonita de todo). Privo-me de escrever manualmente, preferindo os pc's porque ainda hoje oiço a voz que me diz ter uma letra horrível, não comparável à beleza de letra da pessoa X. Com 39 anos, custa muito ser comparada negativamente porque pessoa Y ou Z faz isto ou aquilo, imaginem agora numa idade mais tenra. Podemos não demonstrar mas dói, mas uma criança? Vão por mim, a comparação vai acompanhá-la sempre.
3 "És feio. És gordo. És burro. E variantes..." - sem comentários. Quem pensa que dizer algo parecido é normal e sem problemas de maior tem uma qualquer dificuldade  psicológica e social. E quem diz isto a um filho.....pois.
Como mãe acho que os meus filhos são os melhores do mundo, em tudo: os mais lindos, os mais inteligentes, os mais eloquentes, os melhores portanto. Mas também conheço os seus defeitos, não tenho é de ser má e mesquinha com eles por isso.
4 "Tenho vergonha de ti" - já dizia a minha avó que vergonha é roubar e ser apanhado. Vergonha de um filho? Fez algo de cruel e inominável? Não? Então se calhar é melhor ver o porquê daquele comportamento em vez de dar um exemplo vergonhoso.
5 "Nunca devias ter nascido" - não o tivesses feito. Já ouviram falar em contracepção? A maior das alarvidades ditas a um filho. Este deve sentir-se muito desejado e amado pelos pais.
6 "Cansei-me, estou a ficar farto de ti" - que tal estou cansado do teu comportamento, da tua atitude, etc? Mas "de ti"? Pode ser que quando fores velho o teu filho também se canse de ti.
7 "Não chores que não tens motivos" - as crianças nunca têm motivos para nada. Eles têm uma vida super priveligiada, têm tudo o que nunca tivemos, a vida que gostariamos de ter tido, então choram porquê? Se calhar porque estão cansados, aborrecidos, ou quiçá magoados com alguma coisa que dissemos / fizemos.
Haverá alguém que diz isto aos filhos? O pior é que há, e eu já as ouvi.
Por cá têm muito a mania que comparar os meus. Se o dizem a mim, numa de este é mais perspicaz que aquele, mais atlético, mais sossegado, ok. Mas, dizê-lo directamente, sendo que as comparações raramente trazem algo de bom, é motivo para um desentendimento com aquela pessoa. Mas sou mãe leoa, e como costumo dizer, primeiro como a cabeça, e depois pergunto o que foi.

As frases foram retiradas do artigo mencionado.

1 comentários:

Gata on domingo, 26 de julho de 2015 às 10:07:00 WEST disse...

São frases a evitar. Já ouvi algumas :)

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez