quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Má educação ou falta dela?

Postado por Nany às 11/29/2012 02:40:00 da tarde
Andei uns dias a magicar nisto e fiquei sem resposta a dar.

Se há coisas que me fazem comichão a falta de educação é uma delas. Não me venham com aquela de que é assim porque é deste ou daquele estrato social, não senhores, educação é uma coisa que se aprende em casa. Dizer Bom dia, com licença e obrigado não tem nada a ver com estrato social. Mas vamos ao que interessa.
No início da semana, quando levei os meus filhos à creche, estava a falar com a educadora da Sarita, e chegam uns pais com o seu rebento. Ora, nada de anormal tendo em conta o local e a hora. O que foi anormal? O comentário do meu filho quando o fui levar à sala dele:
-Ó mãe, aqueles senhores não responderam quando disse bom dia, nem esperaram que falasses com a Naty (educadora da minha filha).
Sim, é verdade, não responderam. Sim, é verdade, não esperaram.
Ok, estavam atrasados para o trabalho. Também eu. Tinham um recado? Cheguei primeiro.
E que tal: Bom dia, com licença? Olhe, Naty, era só para lhe dizer tal e coiso, adeusinho.
Não fica melhor entrar pela sala adentro, enfiar as coisas na mão da educadora, toca mas é a despachar que sou importante, bons dias para quê, nem com licença.
Pois bem, costumasse dizer que as acções ficam para quem as pratica, e deve ser engraçado ensinar que fala um de cada vez, ou que não se interrompem os adultos, ou que se espera até as outras pessoas acabem de falar com exemplos destes.
E não, não é implicação. Não é a primeira vez. Suspeito que não seja a última.
Custa muito ser-se só um bocadinho educado? O meu tem 5 anos e notou. Os deles têm 3 e 4 anos, será que também notam?

6 comentários:

Luna on quinta-feira, 29 de novembro de 2012 às 15:54:00 WET disse...

São valores infelizmente estão a perder na sociedade é a educação e o respeito. Quando vim para cá viver há 10 anos fazia-me bocado diferença as pessoas não dissessem bom dia na rua por exemplo, mas como tempo foi-me habituando.
Como disse uma vez a educadora do mais velho obrigado e se faz favor, e o desculpe são palavras vias de extinção, infelizmente.
bjos

Maria Lavrador on sexta-feira, 30 de novembro de 2012 às 14:43:00 WET disse...

Olha q engraçado, ainda hj estava a falar sobre isso com a educadora do Eduardo, a educação n tem a ver com a classe social, de facto constato q por vezes mais alto é o nivel de escolaridade, mais baixo o de educação, mas claro q existem exceções

Bjs e bom fim de semana

Raquel Ribeiro on sábado, 1 de dezembro de 2012 às 11:26:00 WET disse...

Eu ensino o meu, aliás andamos numa luta sobre as boas maneiras/boa educação por causa das birras em casa, semelhantes às que tu relatas.
Mas felizmente fora de casa ele porta-se bem melhor e é educado.
Eu digo sempre Bom dia! Obrigada! Até amanhã! Bom fim de semana! Posso falar consigo um bocadinho... Com licença! etc...
E digo-lhe para fazer o mesmo! Ele já tem interiorizadas estas atitudes, mas claro, tem 5 anos, ás xs esquece-se e eu faço questão de lhe lembrar!!!!
Para que mais tarde seja um adulto bem educado!
bjs

Pobre(o)Tanas on sábado, 1 de dezembro de 2012 às 15:34:00 WET disse...

As pessoas cada vez mais estão arrogantes e intragáveis! A educação que dás aos teus meninos é notada por isso deixa... Beijinho e bom fim de semana!

Bárbara - Sol e Lua on segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 às 15:58:00 WET disse...

LUNAAAAAAAAAAAAAAAAAA....ou nany, podes pedir á luna que me convide ao blog dela, please!!!

Luna on terça-feira, 4 de dezembro de 2012 às 17:21:00 WET disse...

Bá tens o mesmo mail? manda mail para sfguerr@gmai, o teu acesso deve ter expirado, vou tentar mandar novo.

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez