terça-feira, 31 de março de 2009
Birra da Chucha
segunda-feira, 30 de março de 2009
Hoje é outro dia
E vou passá-los a:
-Susy mamã do Rafa e da Dani
-Lili, mamã do Rafa e da Rita
-Zezinha, mamã de 4 pimpolhos
-Joana, mamã do Pedro e da Leonor
-Carla, mamã do Pedro
-São, mamã da "minha" Rita Catita
-Pietra, mamã do Pedro
E também, como sou uma moçoila bem mandada aqui fica a resposta ao desafio da Maria, cujas regras são:
1- Dizer o nome da pessoa que enviou o prémio
2- Dizer 3 coisas boas sobre a sua vizinhança (ou sobre o local onde mora) e 3 coisas más
3 - Indicar o Prémio/desafio a 6 pessoas
Coisas boas:
-Moro perto do comércio, polícia, centro saúde, creche Pedro
-Tenho o metro a 5m de casa e levam-me para qualquer lado
-Estou perto da cidade mas sem aquele rebuliço típico.
Coisas más:
-Estão a contruir uma igreja mesmo ao lado com uma torre enorme para o carrilhão
-Moro perto do C. Comercial logo o estacionamento torna-se complicado quando as pessoas levam o carro para irem às comprar ou beber um cafezinho
-O meu vizinho de baixo que imbirra com tudo e todos.
Considerem-se desafiadas:
-São,
-Zézinha;
-Filipa;
-CC;
-Pietra
-Zanita
domingo, 29 de março de 2009
Dias não
Desculpem mas preciso de escrever, deitar para fora. É pessoal e como tantos outros que escrevi este não irá ficar em draft. Porquê? Porque psicologicamente aquela sensação de desabafo não existe. Se o irei apagar? Talvez. Mas por enquanto fica, preciso que fique.
Não precisam de ler, é pessoal.
Gostaria que se lembrassem que existo, que apesar de trabalhar num escritório também trabalho, que apesar de ter 32 anos não sou o simbolo da energia, saúde e vitalidade.
Gostaria que pelo menos uma vez na vida dissessem que faço algo bem, por mim, porque eu fiz por mais insignificante que seja.
Tenho com a minha mãe um relacionamento atribulado, sei que ela gosta de mim e eu gosto dela, mas desde que casei e até antes disso ela mudou.
Sempre foi uma pessoa controladora, muito por força das circunstências pois criou-me sozinha, mas faz com que me sinta em dívida e em cheque até pelo ar que respiro.
Ela teve uma gravidez complicada e ficou em coma 4 dias após o meu nascimento, tudo culpa minha, pois quase morreu para eu nascer e se assim não fosse não precisaria de ter sofrido. Sempre me desejou, mas passou muito por minha causa e tenho o dever de lhe ser agradecida até e após a morte. Parece demasiado, mas é-me dito tal qual.
Ficou sozinha comigo com 4 anos após o divórcio com o meu pai, e teve de lutar para me criar com dificuldades, ora agora eu tenho de lhe agradecer todos os dias.
Quando comecei a trabalhar e pagava os meus estudos ela ia buscar-me de carro para poder aproveitar mais uma hora de aulas. Sempre me acusou de nunca lhe pagar a gasolina, de lhe interromper o dia a meio e que tenho a mania porque tirei um curso superior e ela não. Lembro-me de me ralharem porque tenho uma letra feia que não se entende e não porque mantinha os cadernos limpos e os livros como novos.
Ela sempre fez tudo por mim mas não compreende que o facto de eu viver a minha vida, ser independente, não que dizer que a estou a abandonar.
Se não janto porque não me apetece, na semana assada aconteceu várias vezes devido ao cansaço e desanimo, é porque não quero fazer comida para ela. Jana connosco todos os dias e ao fim de semana almoça, lanch e janta.
Se lhe digo que a vida está complicada, as coisas estão caras, é porque estou com lamúrias. Se choro é porque não tenho razões, se me queixo devia saber o que é ter o trabalho dela, se não digo nada é porque sou fria e distante.
Presa por ter cão e presa por não ter.
Quer que vendamos a casa e compremos uma todos juntos. Digo-lhe que não e rebenta a guerra.
Se o Pedro se porta mal com ela é porque o ensino a ser assim com ela.
Se ela se porta bem é porque ela o ensinou assim.
É porque tenho roupa por passar, casa por arrumar, porque durmo muito, sou preguiçosa. Porque não me sei orientar, não lhe faço isto, não lhe faço aquilo.
Relevo por ser minha mãe, por saber que não tem nem nunca teve uma vida fácil, mas está a tornar-se cada vez mais complicado.
A chantegam psicológica e emocial cada vez me está a arruinar mais.
É difícil nunca ouvir dos nossos pais um "fizes-te bem" por ti e sempre só fizes-te porque eu te ensinei.
É dificil ser acusada de tudo.
É difícil ser o bode espiatório quando alguma coisa lhe corre mal ou alguém a chateia.
Se a minha mãe gosta de mim? Tenho a certeza que me ADORA.
É difícil é que demontre esse amor tranformando-me no seu saco de pancada.
É difícil vê-la atacar o meu marido quando vê que o ataque directo a mim não resulta. Culpá-lo só porque nos apaixonamos e casámos.
Estou triste e cansada, muito triste e muito cansada.
Nany
sexta-feira, 27 de março de 2009
Finalmente fim de semana & Prémios
Prémios
quinta-feira, 26 de março de 2009
Consulta 2 anos
Mostrámos os resultados da consulta de oftalmologia, tudo ok e só voltar aos 3 anos.
A nível de peso o Pedrocas está com 13,650kg, 80cm e 50 de PC. Tudo ok, dentro dos parâmetros dele.
Fala bastante, é mexido como tudo, os dentes todos ok e o facto de na creche não escovar os dentes também não é preocupante.
As fraldas começar a deixar com calma sem stress, como vamos começar na creche em breve, aliar-me a eles.
O biberão é para deixar mas como temos de deixar a xuxa primeiro, fazer uma coisa de cada vez.
Em relação à xuxa é deixar não dando mesmo. Ele vai chorar, fazer birra, mas só deixar usar para dormir e gradualmente ir tirando à hora de dormir. Vamos ter festa...
Em relação ao andar ela diz que ele tem um andar abebesado e perguntou-me se uso sapatos formativos da chicco. Sempre usámos mas mesmo assim ela considera que têm pouca curvatura, por isso vamos à consulta de Cirurgia Pediátrica na próxima quarta.
Agora ando a ficar preocupada com isso, não sei se nos vamos safar a usar sapatos correctivos.
Bjks
Nany
quarta-feira, 25 de março de 2009
E as respostas são....
Papado = Tapado
A do uiuin foi fácil descobrir até porque ele teve uma fase que só queria essa música. A do papado foi um pouco mais difícil, só me dizia mãe papado, papado e batia nas pernocas, até que percebi que ele queria dizer para o taparmos com o cobertor ;)
Hoje temos consulta de Pediatria. Amanhã conto as novidades.
Bjks
Nany
terça-feira, 24 de março de 2009
Ora adivinhem lá
Não tem nada a ver com sirenes de qualquer tipo.
Papado?
Não tem nada a ver com comidas.
Espero sugestões.
Bjks
segunda-feira, 23 de março de 2009
Mãe canta!
Que me perdoem os pediatras, os entendidos e etc, mas o sono cá em casa é o nosso grande cavalo de batalha.
Todas as noites quando vou deitar o Pedrocas e me deito com ele, temos sempre uma pequena converseta. Ele pergunta-me pelos amigos da creche (um por um) e digo-lhe que estão a dormir; pelo cão, gato, piu-piu, bicicleta, avó, pai, almofada etc e a minha resposta é que estão a dormir. Depois pedia-me sempre que lhe cantasse a música da lua que é a "Boa Noite" do André Sardet.
Mas agora já não basta, então pede-me a "bola Nanel", da autoria de José barata Moura, a velhinha:
E agora juntou-lhe as do DVD que tem várias músicas infantis.
Ora a mãe, com voz de cana rachada, canta as músicas quase até ficar rouca e pensam que o Pedrocas dorme? Qual quê! Mãe canta é a resposta, até eu me zangar com ele e ele adormecer.
Todas as noites o mesmo, todas as noites uma festa. Ou adormeço primeiro, ou fico quase uma hora a tentar adormecê-lo. Mas pronto, podia ser pior.
Bjks e boa semana
Nany
PS: Pronto, tenho de dizer: ESTOU HIPER MEGA CHATEADA, tive uma avaliação de adequado porque o meu avaliador se esqueceu de entregar os papéis no prazo e para não levantar ondas. IRRA que me apetece GRITAR. CARAMBA!!!!!
Pronto, já disse!
sexta-feira, 20 de março de 2009
Dia Pai II
O Pedrocas ficou todo contente por ser o pai a ir buscá-lo à creche e tinham preparado um lachinho surpresa com bolinhos e sumos. Cada um pintou a mão e colocaram-na num placard, à entrada da sala, junto com as mãos dos pais dos outros meninos.
Trouxe para casa um peixinho com cheiro (saquinho de cheiro) e um camião carregado de mimos. Estava completamente histérico.
Eu ofereci o jantar a eles e à minha mãe no restaurante chinês.
Hoje lá foi brincar com os amigos e ainda falava do bolo e do sumo.
Uma iniciativa simples mas que eles (crianças) e nós (pais) adorámos.
É absolutamente confidencial.
Bjks e bom fim de semana
Nany
quinta-feira, 19 de março de 2009
Dia do Pai
Nany
quarta-feira, 18 de março de 2009
Consulta oftalmologia
O Pedrocas deixou fazer os exames todos, o pré em que é visto numa máquina e durante a consulta portou-se excepcionalmente bem, estou super orgulhosa.
Está tudo bem com a vista, o facto de às vezes me parecer ter um olho estrábico é apenas a visão a acostumar-se ao formato do rosto. Tudo ok e volta lá aos 3 anos.
O galo está em recuperação, bastante arnica e o negro vai desaparecendo. As pernas deles têm tantas nódias negras que parecem um mapa. Se lhe pergunto quem fez diz sempre que foi a Rita, e eu não ligo pois sei que algumas não foram, e outras é ele que cai.
Fico preocupada de serem tantas e vou falar nisso à Pediatra, volta e meia ele cai. Vamos ver o que ela me diz, tenho consulta na próxima semana.
Bjks
Nany
PS: Tia São, a pomada é optima, só apliquei 2 vezes mas já noto uma ligeira melhoria. Ando é melhor de salto alto do que sem saltos, nã percebo... Bjs
segunda-feira, 16 de março de 2009
Grande galo!!!!
No Sábado fomos a casa dos meus sogros e o Pedrocas andava a jogar à bola no hall da entrada, ao tentar dar um xuto na bola, deu um xuto no ar e caíu no chão. O chão é de mosaico, a queda foi em cheio e a testa foi o que mais sofreu, começou a inchar de tal forma que estava a começar a abrir.
Colocámos gelo de imediato, e o alto baixou e a testa não abriu mas ficou com negra com o vermelhinho do sítio que começou a querer abrir.
Eu estava sentada na cozinha do lado oposto, com um pé arruinado que torci na quinta, saltei da cadeira e ele tadinho chorava tanto.
Durante a noite acordei-o de 2 em 2 horas e às 5h da manhã pediu-me leite.
Não vomitou, esteve sempre bem e parece que não é nada com ele, mas eu não ganhei para o susto.
O importante é que já passou e continuo a por arnica até desaparecer o negro.
Bjks e boa semana
sexta-feira, 13 de março de 2009
26 Meses
É um filho adorável, mimado e teimoso, ou seja, perfeito. Tens as tuas birras, cada vez mais veementes, cada vez mais exigentes. Sabes o que queres, não desistes até conseguires e não é fácil enganar-te, dissuadir-te.
És doce, muito doce, não de muitos afagos e beijinhos mas dás, os teus abraços, os teus beijinhos são prendas valiosas que guardo no coração. Cubro-te de beijos sempre, mesmo quando tu refilas um já chega. Adoras dormir com o pai e a mãe, achas o máximo fazeres coisas de crescido. Gostas muito que te incluam naquilo que fazemos, que apreciemos a tua ajuda.
Já te apercebes de muita coisa, és inteligente e quando não entendes ou não sabes o que é perguntas sempre. Não te deixamos sem resposta, e quando é demasiado complexa tentamos explicar-te sempre. És observador e atento. Quantas vezes te observei a olhar, a escutar atentamente. A tentar entender este mundo maluco dos adultos. O que não passará nessa tua linda cabecinha.
Reconheces os animais, algumas cores e continuo a ensinar-te os números e as letras sem pressões. Tu perguntas, eu respondo. Queres saber, eu ensino.
Adoras passear, estar solto, correr, brincar. A bola e a bicicleta são os teus brinquedos favoritos. Adoras quando brincamos contigo, quando faço aquelas tolices que te fazem gargalhar contente e eu continuo a fazê-las pelo simples prazer de te ouvir gargalhar.
Adoras conversar, especialmente na hora de dormir.
És um menino obediente q.b., mas perdes-te no tempo e no espaço quando brincas. Esqueces-te de tudo quando te divertes.
Qualquer sujeira, pozinho, cabelinho são sempre motivo de reclamação, “tá sujo, tem lixo caca” dizes tu. Depois de limpo lá vais à tua vida. És um menino asseado e ainda bem.
És sensível e delicado, qualquer mínimo dói-dói mesmo os mais antigos recebem sempre um beijinho para passar. Qualquer contrariedade ou qualquer não é motivo de beicinho e choro a ver se voltamos atrás. Qualquer palavra mais ríspida é sempre motivo de choro. Ás vezes tem de ser mas isso também é Amor.
Por falar em Amor, és e serás sempre o nosso Amor. O presente de Deus nas nossas vidas, o nosso orgulho, a nossa razão de ser.
Já te disse que te adoro? Já, já te disse, mas digo sempre e cada dia mais. AMO-TE FILHOTE.
Parabéns pelos teus lindos 26 meses.
Beijocas grandes da tua mamã,
Nany
quinta-feira, 12 de março de 2009
Já começa ;)
A princípio adormecia-o ao colo e com o tempo ele foi pedindo a cama. Tenho saudades desse tempo claro, mas a transição foi natural e por ele pedida. Não impus que dormisse num quarto à escuras sozinho só porque tinha de se habituar. Não concordo comas impusições, mas sim com a educação firme e carinhosa.
Depois comecei a deitar-me ao lado dele na cama e quando estava a dormir colocava-o no berço. Agora que já dorme na "cama gande", rebola e atravessa-se por completo, mas põe sempre a mãozinha em cima da minha cara ou a minha em cima dele para se certificar que estou ali. O que mais gosta é de adormecer em cima da minha almofada.
Como sei que tal como o adormecer ao colo, o querer que me deite com ele também vai acabar aproveito ao máximo.
Mas, depois deste pequeno aparte aqui fica a razão de ser deste post.
Deitei o Pedrocas, apaguei a luz e ele disse logo "mãe deita", como sou uma mãe muito bem mandada, deitei-me ao lado dele. Depois de mais de meia hora às voltas pôs o rabito mesmo em cheio na minha cara e eu desviei-o com a mão e diz-me ele:
Pedrocas: Mamã, cocó xanita.
Eu: Queres ir fazer cocó na sanita?
Pedrocas: an (leia-se sim)
Eu: Olha que se não fizeres e estiveres só a brincar a mamã zanga-se (a tentar fazer um tom de voz convincente, já a topar a manha)
Pedrocas: xanita
Fomos para a casa de banho e claro nada. Quando o levantei para por a fralda não queria, queria mais xanita, tudo para não dormir.
Voltámos para a cama, deitei-o aninhado em mim e em menos de 5m estava a dormir.
Ah pois é, já começa a esperteza de não querer domir. Primeiro com o leite que depois não bebia, agora porque tem de ir à sanita e qualquer dia quer água.
Outra coisa que ele quer é dormir no xufá (sofá), eu digo-lhe que o sofá é para sentar e ver os bonecos, mas se a avó lá dorme (adormece sempre a ver televisão), porque não há-se ele dormir também?
Bjks
Nany
quarta-feira, 11 de março de 2009
Desafio desmistificado
1- Adoro ler, sou viciada em livros
VERDADE Sou mesmo viciada, leio quase tudo, só não gosto de livros de ficção científica e não consigo mesmo ler José Saramago
2- Sou dorminhoca, mesmo muito dorminhoca
VERDADE Sou mesmo, adoro dormir. Na minha juventude cheguei a dormir a noite e o dia inteiros e se me deixarem durmo a noite toda, a manhã e se for preciso faço uma soneca de tarde
3- Considero-me feminina mas quase nunca me maquilho
VERDADE Além de não o saber fazer confesso que de manhã ando tão apressada com as horas que não tenho tempo.
4- Fiz uma rotura de ligamentos no joelho ao saltar de um banco a esconder uma prenda para a minha mãe
VERDADE E ainda hoje tenho a cicatriz para provar. Foi a primeira vez que andei numa ambulância pois o joelho ficou flectido e não conseguia endireitar a perna. É um bom barómetro das mudanças de tempo
5- Não sou nada tímida, meto conversa com todos
MENTIRA Sou bastante tímida. Depois de conhecer as pessoas fico mais liberta mas custa-me muito quebrar o gelo e meter conversa. Já me chamaram de snobe, fria, distante e altiva por causa disso
6- Tenho um animal de estimação
MENTIRA Já tive um cão e vários canários mas agora não tenho nenhum
7- Sou 50% portuguesa, 50% brasileira
VERDADE 50% portuguesa da parte da mãe e 50% brasileira da parte do pai. Como nasci cá e aqui vivo exclusivamente desde os meus 4 anos nunca optei pela dupla nacionalidade. As minhas ancas é que não mentem, já tive brasileiros que me disseram isso.
8- Sou ruiva
MENTIRA Quem me dera, só sou ruiva quando pinto o cabalo para tapar os brancos (oops que esta não era para dizer) A verdade é que adoraria ser ruiva cenoura, costumo dizer que sou ruiva nas raízes mas ao crescer o cabelo escurece com vergonha, é timido como eu.
9- Tenho vertigens
VERDADE Muitas mesmo. Tudo o que sejam alturas, especialmente penhascos detesto.
Bjks
Nany
segunda-feira, 9 de março de 2009
E como o Sol espreitou
Não, não comprei nada, nem para o Pedrocas ;)
No Domingo ofereci o almoço ao pessoal cá de casa, apesar de ser o Dia da Mulher, todos ligam se eu oferecer algo, e como tinha de ir ao Colombo comemos por lá.
O Pedrocas adorou, corria tudo e a última tara são as escadas rolantes. Era um "xai da fente" (sai da frente), "qué paxai"(quero passar) que só me dava vontade de rir.
Comprámos uns sapatinhos lindos na Chicco para ele, já a pensar no tempinho quente. Espantei-me ele não ter mudado de número (continua no 23), mas o facto é que o 24 era demasiadamente grande. De acordo com a vendedora as sandálias vieram grandes para o número.
Claro que o vaidoso adorou a atenção, mas adorou mais andar a brincar em frente à loja e enfiar-se na montra enquanto eu falava com a vendedora oopppssss.
De resto nada de novo, vou ver as vossas novidades.
Fui desafiada pela Cláudia (http://omeucoelhinho.blogspot.com/) desafiou-e a escrever 9 frases sobre mim, sendo que 3 são mentira, aqui ficam:
1- Adoro ler, sou viciada em livros
2- Sou dorminhoca, mesmo muito dorminhoca
3- Considero-me feminina mas quase nunca me maquilho
4- Fiz uma rotura de ligamentos no joelho ao saltar de um banco a esconder uma prenda para a minha mãe.
5- Não sou nada tímida, meto conversa com todos
6- Tenho um animal de estimação
7- Sou 50% portuguesa, 50% brasileira
8- Sou ruiva
9- Tenho vertigens
Desafio quem quiser responder e desafio-vos a encontrar mas mentiras. Aceitam-se propostas.
Bjks
Nany
sexta-feira, 6 de março de 2009
MAMÃ LINDA
Fiquei mega babada, a mamã aqui, de pijama, pantufas, robe e rabo de cavalo sentiu-se completamente linda.
Sei que lhe digo que é lindo, fofo, querido, que o chamo de amor, lindocas, fofucho, patanisca e outros que tais, mas apanhou-me completamente desprevenida.
Ando um bocadito down e ele ontem contribuíu em grande parte para o up. Contribuí todos os dias, a toda a hora.
Mas também quem tem uma carinha laroca destas a inspeccionar-me no trabalho e à minha espera, como não poderei ter vontade de dar a volta por cima?
Bjks grandes e bom fim de semana
Nany
PS: Ontem o Pedrocas, estava eu no banho, estava abrincar com o Pai e com a minha Mãe e vira-se para eles e diz "cocó". fez um bocadinho na fralda porque já foi em cima do acontecimento e o resto na sanita, mas é um bom sinal não é?
Quero mais iniciar o desfralde que propriamente começar a desabituá-lo da xuxa. A chatice é que o tempo não ajuda e não vejo sinais dele estar preparado, mas fica aqui o registo.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Já deu para perceber
Pois, ando em recuperações, quem me mand a mim mexer no que não devo....
Por outro lado actualizo os links.
Bjs
PS: Os dentes continuam muito bem lavadinhos ;)
Dentinhos lavados
Hoje até os meus dentes ficaram muito bem lavadinhos. Enquanto eu ajudava a escovar os dele, ele ajudava-me a escovar os meus ;)
Que dentinhos lavadinhos temos.
Bjks
quarta-feira, 4 de março de 2009
Desfaz-se o mistério
E sabem como eu descobri, sabem? Com ele deitado na cama comigo ao lado e a dizer-lhe que eram horas do o-ó e não de ir para o chão e ele a dizer aqui aqui. Aí percebi que o Pedrocas estava com comichão.
Preparem-se que as pérolas não acabam por aqui.
Quanto aos prémios, aqui estão eles, mimos recebidos que não agradeci (ai que vergonha), mas que guardei de coração. Podem mimar-me mais que eu gosto LOL.
São para todos, por isso peguem e levem para casa.
Bjks
Nany
terça-feira, 3 de março de 2009
Ora adivinhem lá
Conseguem descobrir o que quer dizer?
Aceitam-se sugestões e dão-se prendas a todas as tentativas.
Bjks
segunda-feira, 2 de março de 2009
É oficial
No Sábado estivemos a rearrumar o quartinho dele e desmontá-mos o berço. Agora tem uma cama enorme onde dorme e rebola por ela toda.
Para mim também é melhor porque ele quer que me deite ao lado dele e sempre estou mais confortável. Tão confortável que nas duas últimas noites acordei cerca das duas horas da manhã, a primeira vez porque ele estava em cima de mim, a segunda por causa da almofada. Claro que adormeço sempre primeiro, já não tenho pedalada para estar acordada até tão tarde :)
Estou de rastos porque foi desmontar, montar, arrumar, carregar. Desmontá-mos o berço. montámos a cama, mudámos a cómoda de sítio, aproveitei um móvel que tinha no escritório para por no quarto dele com brinquedos. Tinham-me dado uma cama mais alta e com imensa arrumação que carregámos para o escritório e o Pedrocas ficou na outra, que um primo nos ofereceu. Não é nova, mas está em excelentes condições e ele sobe e desce bem dela, e caso caia (que nunca aconteça) a queda é bem menor.
Escusado será dizer que o escritório está um caos e durante a semana não vai ser muito fácil arrumar tudo de uma vez. Vai ter de ser devagarinho.
Ontem fui trabalhar com a minha mãe e estou que nem posso. De tanto andar ajoelhada não posso tocar no joelhos, os ombros doem-me bastante e nem tenho forças.
Sou doida, bem sei, mas quando pego numa coisa gosto de lhe ver o fim.
Não tenho mais novidades e por isso fico por aqui. Bjs
Nany