Este tempo primaveril de
Abril águas mil em que nunca sei o que hei-de vestir aos miudos, nem a mim, faz-me falar na roupa. Ou melhor, apetece-me desabafar um pouco, sobre vários assuntos relacionados com a mesma.
Em relação à roupa do
Pedrocas ele não é muito esquisito, só agora me diz que quer vestir esta ou aquela camisola, muitas raras vezes pede para comprar esta ou aquela peça, e só mesmo pelo boneco. Só me anda a pedir duas coisas: uns sapatos que respiram (ele não sabe a marca - Geox) e uns ténis daqueles que têm luzes - estou à espera que o tempo melhore e que aqueles que lá tem deixem de servir.
Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que me disse que não queria vestir isto ou calçar aquilo. Só com 6 anos começou a despertar para aquilo que quer, e mais porque os amigos na creche fazem comentários e ele ouve. Não exactamente em relação a ele, mas como é um miudo sensível fica a maturar na coisa e ficam lá, a germinar naquela cabecinha. Já começou a tomar atenção ao que veste, calça e a ter mais gosto pessoal.
Tenho algumas coisas que me foram dadas por uma prima, compro sem grandes problemas dentro daquilo que gosto e posso pagar e ele não diz que não. Também não faz grandes festas, se fosse um brinquedo era melhor, afinal tem 6 anos.
A
Sarita é outro assunto, completamente diferente. Quando gosta até quer dormir com as coisas - roupa ou sapatos - quando não gosta, não vale a pena, embirra, chora, grita, despe-se, e nada a demove.
Tenho roupa que me foi emprestada pela Tia São, mãe da
Catita, que voltou para trás por causa das
esquesitices de dona princesa. Já a comprar coisas para ela tenho um pouco mais de atenção, até porque com coisas de meninas há sempre a tendência de nos perdermos mais nas contas, e eu tenho dois para vestir e calçar.
A verdade é que para ela, à conta da Tia São, comprei muito menos coisas que para o mano, o que faz o pai um homem bem mais feliz ☺, mas não tenho problemas com coisas emprestadas ou em segunda mão. É que convenhamos, sei de onde vêm, e mesmo quando me vêm parar à mão por lojas como a Kid-to-Kid depois de bem lavadinhas, desde que estejam em condições, estão boas para ser usadas.
Durante muito tempo usei coisas da minha prima. A minha mãe ajeitasse bem na costura e arranjava e voltava a arranjar a roupa. Quando comprava algo, fosse nos meus anos, fosse no Natal era uma festa. Não sou contra comprar roupa nova para os meninos, mas não percebo certos preconceitos só por ser em 2ª mão. Se for de pessoas de família e/ou de confiança (amigos), se está em boas condições porque não?
A Srª D. Primavera é que me anda a chatear. Em relação ao
Pedrocas nem tanto, mas em relação à
Sarita umas coisas já não servem: ficam curtas, apertadas, pequenas, as de Primavera são demasiado frescas e ela já anda outra vez ranhosa.
Por isso, das duas uma: ou o tempo melhora, ou a D. Primavera me manda roupa para a miuda lá para casa, lavada e passadinha a ferro e arrumada nos seus devidos lugarea. Ah, e já agora coisas para o miudo também que ele também é meu filho.