quinta-feira, 31 de julho de 2014

Isto de elogiar ciranças tem muito que se lhe diga

Postado por Nany às 7/31/2014 01:18:00 da tarde 2 comentários
Dizem que não se deve elogiar as crianças pelo seu aspecto físico, pela sua inteligência, mas pelas suas capacidades, pelo seu empenho. Eu, na minha modesta opinião, acho que podemos elogiar das duas maneiras. Considero também é que elogiar só porque sim, só para dizer uma frase linda não serve de nada.
Não vejo nenhum problema em elogiar os olhos lindos, a inteligência, tal como não vejo problema em elogiar as capacidades. O mal é que o elogio gratuito, ou a completa falta dele pode tornar as crianças inseguras.
Gosto de elogiar o meu filho por saber ler correctamente um livro, a minha filha porque já consegue despir as camisolas sozinha e não fica atrapalhada. Gosto de lhes dizer que estão/são bonitos, mas nem sei se estou a elogiar a mais ou a menos.
Outra coisa que faço e por vezes faz com que olhem para mim de lado, é que, quando falo deles, digo o que penso, o que acho de bom e de mau. Não digo só que são reguilas, que não põem a mesa a não ser obrigados, mas que também são inteligentes, despachados, desenrascados, que se aplicam e que tentam por si, que são destemidos, observadores. É isso que penso, honestamente e de nada me servia, a mim nem a eles, dizer só o mau - até aprecia que não fazem nada bem; nem só o bom - como se nunca errassem em nada.
Gosto de ler sobre o assunto e li este artigo que em poucas palavras resume aquilo que eu desejo conseguir incutir nos meus filhotes:
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas das montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, têm copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil. Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.”

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Consulta dos 8 meses

Postado por Nany às 7/30/2014 01:52:00 da tarde 0 comentários
Esta médica faz as coisas de maneira diferente, não segue exactamente o livroda criança e prefere fazer as consultas consoante a necessidade e/ou aquando da introdução de novos alimentos.
O menino Filipocas vai experimentar peixe e ovo e vai começar a fazer 2 sopas por dia. Claro que não é tudo ao mesmo tempo e vamos também experimentar novas frutas. Nada de laranja e pêssego antes dos 12 meses, e morangos e kiwi só depois dos 15 meses.
Tirando isso está com um normal desenvolvimento, continua a não gostar de estranhos e se só engordou 890gr e está com 8890gr, cresceu 3,5cm e tem 71,5cm de comprimento.
Ele é um simpático e ri para todos mas o mexe e volta a mexer dos médicos é que o chateia.
Temos consulta marcada para os 10 meses.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia avós

Postado por Nany às 7/28/2014 02:17:00 da tarde 1 comentários
Foi um dia de sábado normal. Nada de estrondoso, nem de lanchinhos preparados, nem de almocinhos especiais, nada.
A prenda da avó requer que a mesma experimente e decida a que quer, mas como a própria anda com preguiça ainda não a recebeu.
Eu não tive avós, naquele sentido de ter avós que ficassem comigo, que me contassem histórias, me dessem bolinhos ou chocolates. Dos dois lados foram pessoas que conheci e apenas isso. Por essa razão, independentemente do que eu penso, do que muitas das vezes oiço e calo, quero que os meus filhos possam ter avós, possam ter recordações maiores que as minhas que não passem só por um conhecimento.
Avós que complementem e que façam coisas novas, não que tentam suplantar-se aos pais e fazer a mesma coisa só que em maior. Para mim pais são pais, avós são avós.
Na árvore genealógica cada galho serve para cada membro e cada um é especial e único, se tenta apanhar o outro ou se estica demais e não suporta o peso dos pássaros ou sufoca o outro.
O vosso dia dos avós correu bem, ou nem comemoram?
 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

8 meses

Postado por Nany às 7/25/2014 08:00:00 da manhã 0 comentários
8 deliciosos mesinhos.
8 meses de amor sem fim, sem explicação, sem tamanho.
Rebolas no chão, mas não gostas de lá estar, preferes colinho, andar a passear no teu ovinho, estar na espreguiçadeira. Não gatinhas e ficas chateado quando as coisas não vão ter contigo, tentas lá chegar, mas como não consegues aborreces-te. Dentes nem vê-los, mas gostas de morder.
Comes bem, embora às vezes prefiras que te cante enquanto comes. O iogurte é comido simples e a tua fruta favorita é manga. Continuas a achar que comer tecido é do melhor, e agora tens dedicado muita atenção aos teus pés, especialmente na parte de os provar. Gostas de pão, das pequenas migalhinhas que te dou (sabes do meu pavor com os engasganços) e ficas sempre a olhar à espera de mais.
És manhoso, maroto e de sorriso fácil. Tens uma gargalhada absolutamente deliciosa e contagiante. Adoro dar-te beijinhos e tu ris deliciado à espera de mais. Os teus beijinhos são umas autênticas babadelas e gostas mesmo é de nos dar com a tua mãozinha na cara.
Refilas, dás gritinhos e sabes fingir o choro para chamares à atenção. És tão maroto que finges e olhas para nós à espera que resulte.
Tens cócegas, muitas cócegas, especialmente nas costas. Gostas que te sopre, que abane qualquer coisa para fazer ventinho. Adoras ventinho, de ir à janela ver os piu-pius, que os manos te cantem.
Continuas a adorar banho, especialmente chapinhar no banho.
Esbanjas sorriso, charme, mas não dás confiança e fazes beicinho quando te sentes inseguro. Quando alguém chora tu também choras, se a tua mana faz "daquelas" birras ficas completamente atrapalhado.
És um relógio despertador e quando não se cumprem os teus horários ficas rabujentinho.
Os teus manos disputam o teu carinho e atenção e amam-te de paixão.
E eu a cada dia te amo mais, te adoro mais. És o meu principe marotecas.
Adoro-te meu amor pequenino.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Este pré férias cansa

Postado por Nany às 7/23/2014 12:47:00 da tarde 2 comentários
São os miudos já cansados e aborrecidos: no ATL são poucos, alguns continuma com a colónia de férias, outros já estão de férias, e as brincadeiras sempre com os mesmos, sempre as mesmas cansam; na creche são poucos e os brinquedos já começam a ser arrumados e lavados sobrando poucos para brincar.
É este cansaço acumulado, este vai não vai com horários a cumprir, horas a que deitar e a que acodar. Os banhos, o jantar, o lanche.
Já são precisos momentos mais calmos, com menos horários, que nos deixem respirar sem o constante olhar para o relógio.
Quem disse que esperar pelas férias não cansa?

terça-feira, 22 de julho de 2014

Ó mãe explica lá tu

Postado por Nany às 7/22/2014 10:49:00 da manhã 2 comentários
Explica lá o quê? A conversa deles, hoje de manhã era esta:

-O que é fazer sexo? pergunta o Pedro e o pai chuta para mim.
-Sabes o que é? pergunta-lhe o pai
-Deitarem-se os dois na cama, e dar beijinhos todos nus.
-Mas tem de ser nus?, perguntou-lhe o pai.
-Que dizer, pode ser de cuecas.
-E no inverno?
-Se for no inverno, como está frio não se faz sexo.

Ok, miudo de 7 anos, está explicado.
Agora, porque é que os paizinhos queridos chutam estas perguntas para as mamãs?

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O texto não é meu, mas confesso também que:

Postado por Nany às 7/21/2014 12:49:00 da tarde 3 comentários
2. Confesso que já os levei para a minha cama à noite quando acordam porque tive preguiça de ficar um bocadinho ao frio no quarto deles

3. Confesso que já os deixei não comer sopa vezes de mais, porque não me apeteceu convence-los a comer.
4. Confesso que já cedi a birras só para não os ouvir chorar
5. Confesso que já me ri sem disfarçar depois de terem uma saída malcriada (mas com muito humor…)
6. Confesso que já os deixei sair de casa sem lavar os dentes porque já estávamos atrasados (e praticamente sem pentear)
7. Confesso que já descarreguei neles o meu cansaço ao mínimo “piu”
8. Confesso que já os deixei acordados a ver televisão até mais tarde porque precisava de tempo para fazer qualquer coisa, e adiei a hora de ir para a cama
10. Confesso que já menti aos meus filhos. Que já os abracei enquanto dormem, porque é nesse momento que me apercebo do quão importantes, fantásticos e únicos que eles são. E apetece-me acordá-los para lhes dizer isso. E para lhes dizer que vou estar sempre com eles, e que nunca lhes irá acontecer nada, porque eu vou protegê-los para sempre.

Texto original por ser lido em Up To Lisbon Kids

Maioritariamente confesso que os amo até ao infinito e que mesmo assim é pouco para expressar o quanto eles são importantes para mim.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fim da época balnear com a escolinha 2014

Postado por Nany às 7/18/2014 01:14:00 da tarde 1 comentários
Pedro morenaço, mas bem morenaço. Aquele miudo fica moreno só com a aragem e o facto de protecção é 50+, saindo de casa bem barradinho, assim como quem barra um franguito para o forno.
Sarita menos branquela. Barrada tipo franguita, mas apenas menos branquela. Ele é bem branquinha e com o sol não se brinca.
Mãe a modos que descolorada, cheia de sono e completamente KO.
Miudos cansado, divertidos e a gostarem da experiência, que se para ele não é novidade para ela é a primeira vez.
Hoje, para terminar em beleza tenho mais duas miudas lá em casa, cansaço sim, mas do bom. Eles divertem-se muito.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Por favor, digam-me que não sou só eu

Postado por Nany às 7/15/2014 01:53:00 da tarde 4 comentários
No papelinho que nos deram na escola com as informações do que era necessário para a praia vinha a indicação de os meninos levarem o protector solar e que a primeira colocação fosse feita em casa.
Ora, aqui a mãezinha coloca o protector antes de os meninos vestirem o fato de banho, mas já recebi os comentários que os meus miudos vão brancos. Vão, factor 50+ e bem barradinhos, o termo é mesmo esse barradinhos.
Mesmo assim o meu morenaço está bem morenaço e a minha miuda branquela não se nota queimadura nenhuma e não têm pele a cair.
Digam-me lá, sou só eu que quando os miudos saiem de casa para irem para a praia vão barradinhos?

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Época balnear 2014

Postado por Nany às 7/14/2014 09:00:00 da manhã 0 comentários
Google imangens
A época balnear tem andado intermitente este ano, mas os meus miudos mais velhos vão fazer uma semaninha de praia com a escolinha.
Espero que o tempo esteja ameno, mas o que mais me preocupa é mesmo o estado das praias após este inverno chuvoso.
Já lhes dei milhentas recomendações, mas coração de mãe só descansa com os pintos debaixo da asa.
Espero que eles se divirtam. Que o Pedrocas brinque bastante e que a Sarita não só brinque mas goste da experiência de ir pela primeira vez com os seus amiguinhos à praia.
Agora, estar na escolinha antes da 8 da manhã ninguém merece.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Filhote gostas de ter irmãos?

Postado por Nany às 7/11/2014 02:25:00 da tarde 1 comentários
Esta foi a pergunta que eu fiz ao meu Pedrocas. A reposta dele foi mais que honesta:
-Gosto, é giro.
-Mas tu tens um mano e uma mana
-Eu gosto mais do mano.
-Porquê?
-Porque as miúdas só gostam de coisas de miúdas e assim, só querem brincar a coisas de meninas, é chato.
-Mas o mano é bebé, ele ainda não brinca como a Sara.
-Mas vai brincar depois. É mais fixe.
-Gostas da mana?
-Gosto,ela é fofinha, mas só quer coisas de miúdas e depois eu não quero brincar só de princesas.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Avaliações Sarita sala 3 anos

Postado por Nany às 7/10/2014 02:32:00 da tarde 1 comentários
Recebi ontem as avaliações da Sarita da sala dos 3 anos.
Elas estão divididas em áreas e apuradas em A - Adquirido; PA - Por Adquirir; EA - Em Aquisição
E não podia ter ficado mais contente com as avaliações e os trabalhinhos que ela fez. Já ontem me andava a perguntar qual era a foma geomética (forma geométrica). O meu orgulho é maior ainda sabendo que ela é da mais nova da sala, em que a maioria tem 4 anos e meio e ela só faz os 4 em Novembro.

  • Área de Formação Pessoal e Social
  1.  Identifica a imagem corporal e global - A
  2. Identifica as  principais partes do corpo - A
  3. Reconhece e respeita as diferenças entre menino e menina - EA
  4. Coordena e controla o próprio corpo - A
  5. Explora os cinco sentidos - A
  6. Sabe orientar-se no espaço - A
  •  Área de Expressão e Comunicação
  • Expressão Plástica
  1. Conhece e explora diferentes técnicas e materiais para a realização das suas obras plásticas - EA
  2. Mostra-se satisfeito com as suas próprias criações - A
  3. Realiza composições plásticas individuais e coletivas - A
  4. Tem desenvolvidas as sensações olfactivas, visuais e táteis - A
  5. Respeita as criações dos colegas e material da sala - A
  • Expressão Motora
  1. Associa o ritmo ao movimento - A
  2. Conhece as possibiliddes do corpo para expressar sentimentos - A
  3. Anda, salta e corre de forma equilibrada - A
  4. Tem desenvolvido a flexibilidade e o equilibrio - A
  • Expressão Musical
  1. Memoriza, reproduz e  explora diferentes cançõe s- A
  2. Explora canções substituindo as palavras por gestos - A
  3. Imita batimentos rítmicos simples de som: cpmprido/curto; grave/agudo - EA
  4. Distingue ruido e silêncio - A
  5. Distingue instrumentos musicais pelo seu som - EA
  • Expressão Dramática
  1. Conhece e explora as suas possibilidades expressivas - A
  2. Imita e representa situações ou personagens reais, inventadas ou evocadas - A
  3. Explora a área de faz de conta livremente - A
  4. Dramatiza situações simples da vida quotidiana - A
  5. Participa nas dramatizações, danças e canções propostas - A
  • Domínio da Linguagem e Abordagem à Escrita
  1. Tem um vocabulário correto e expressa-se de forma autónoma e correta - A
  2. Relata acontecimentos e descreve situações distintas - A
  3. Adquiriu a destreza na realização de traços circulares e horizontais - EA
  4. Identifica personagens e protagonistas de um conto - A
  5.  Mostra interesse por histórias / poesias e outros - EA
  6. Mostra interesse e curiosidade em melhorar o vocabulário relacionado com os temas dados - EA
  7. Identifica o seu nome - PA
  8. Faz preensão correta do lápis - A
  9. Reconhece os símbolos dos colegas - A
  • Domínio da Matemática
  1. Identifica as formas geométricas - A
  2. Identifica alguns números - A
  3. Realiza sequências numéricas - EA
  4. Identifica a posição face a elemento de referência: por cima / por baixo - A
  5. Identifica a posição face a elemento de referência: frente / atrás - A
  6. Identifica a posição face a elemento de referência: dentro / fora - A
  7. Identifica a posição face a elemento de referência: em cima / em baixo - A
  8. Conhece e identifica os quantificadores: nenhum / pouco / muito - EA
  9. Realiza séries lógicas segundo o tamanho, cor ou outras - EA
  • Conhecimento do Mundo
  1. Identifica os principais membros da sua família e respetivo grau de parentesco - A
  2. Identifica algumas profissões com elementos que lhe são próprios - EA
  3. Identifica as estações do ano e respetivas mudanças climatéricas - A
  4. Distingue o vestuário adequado aos diferentes estados do tempo - A
  5. Conhece algumas características, funções e utilidades de alguns animais e plantas - EA
  6. Manifesta atitudes de respeito, conservação e cuidado com o meio ambiente - EA
  7. Identifica diferentes meios de transporte e por onde circulam habitualmente - A
  8. Comporta-se adequadamente na rua - A
A Sara está dentro da sua faixa etária a nível das competências. Ainda se distraia muito e brinca como é próprio da idade. Algumas áreas ainda estão em aprendizagem, mas tenta sempre fazer embora por tentativa (erro / aprendizagem) como é normal nesta faixa etária.
A Sara teve um periodo mais irrequieto mas neste momento continua bem-disposta, alegre e "atrevida".

terça-feira, 8 de julho de 2014

Ou quando é ela

Postado por Nany às 7/08/2014 01:04:00 da tarde 0 comentários
Sara, 3 anos:

Boa noite, minha mamã, eu adoou-te (adoro-te). Dome (dorme) bem minha querida.
 E não é que durmo melhor?

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Não sou perfeita, mas quando ele me diz isto, considero-me a melhor

Postado por Nany às 7/07/2014 01:45:00 da tarde 1 comentários
Pedro - 7 anos:

Mamã, obrigado por tudo. Gosto tanto de ti, és a melhor do mundo. Obrigado por tudo minha mamã.

Mais baba é impossível, mais coração cheio e uma noite bem dormida com estas palavras no ouvido também não.

 

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Eu sou uma mãe perfeita....ou nem por isso

Postado por Nany às 7/03/2014 02:10:00 da tarde 3 comentários
Por vezes ou acusada de tentar ganhar a taça de melhor mãe. Mas eu não quero a taça, quero que os meus filhos sintam que sou uma boa mãe, com quem eles podem contar, a quem eles podem recorrer, a quem eles podem contar tudo mesmo quando esse tudo não vá de acordo com as minhas ideias.
Sou uma mãe igual às outras. Faço coisas boas e bem. Faço outras mal e muito mal feitinhas.
Ralho, grito, dou palmadas. Outras vezes não estou para isso e cedo e dou para calar quando devia recusar. Sim, sou uma mãe imperfeita. Muito imperfeita.
E li este post e comecei a pensar nestes pontos:
Esta imagem pertence ao blog Finding Joy
E cheguei à conclusão que, não sou uma mãe perfeita mas sou uma mãe feliz.
Ora então, eu oiço a opinão dos outros, mas tenho mau feitio e só ligo a algumas. Não tenho grandes expectativas em relação ao dia perfeito, aliás o dia perfeito para mim são todos, o dia super é o dia dos aniversários deles, esse é que tem de ser perfeito.
Não gosto do diz-que-disse, adoro é falar de outras coisas, sejam sapatos, trapos, culinária, filmes, séries na tv ou livros....ai livros.....mas o meu assunto preferido são os meus filhos.
Se fosse medir o sucesso pelo estado da minha casa. Sou tão mal sucedida.....é que tem dias em que penso: "não acabei agora de aspirar, mas como é possível ter o chão cheio de migalhas, o aspirador ainda nem está desligado?".
Não vivo arrependida. Arrependo-me de algumas coisas. mas não em arrependimento.
Preocupo-me muito em fazer as escolhas erradas. No que diz respeito a eles, mesmo muito.
Tento a cada dia não me esquecer de mim, para lhes dar esse exemplo, em vários aspectos.
Não tenho vocação para mártir. Mesmo.
Não consigo fazer tudo. Eu bem tento, eu bem quero, mas não consigo. Ainda estou a tentar descobrir como hei-de conseguir, mas não consigo.
Não faço frente a tudo. Não mesmo, eu não disse lá em cima que cedo algumas vezes só para não os ouvir?
Mas sou uma mãe feliz, tenho 3 lindas e doces razões para o ser e é isso que nos meus momentos tristes me tento sempre lembrar e relembrar.



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Canis lupus familiaris*

Postado por Nany às 7/02/2014 02:36:00 da tarde 1 comentários
O cão comum que habita nas casas de família, tem 2 tipos de macho e fêmea segundo a minha filhota:
- o cão e a sua namorada a cãozinha
  - a cadela e o seu namorado o cadelinho
E ide lá explicar-le que afinal não é bem assim.


 

 *Designação retirada daqui

terça-feira, 1 de julho de 2014

Pedro 1 - Óculos 0

Postado por Nany às 7/01/2014 04:15:00 da tarde 0 comentários
A menos de um ano de termos comprado os óculos para o Pedro e após vários apertos de parafuso, de encaixes de lente, a haste dos mesmos partiu.
Tem uma armação nova e o que nos valeu foi mesmo a garantia.
Óculos à prova de miudo de 7 anos, que adoooooooora jogar à bola, conhecem?

1 = ♥

Postado por Nany às 7/01/2014 12:53:00 da tarde 1 comentários
Pinterest

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez