terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os livros deles

Postado por Nany às 2/26/2013 03:00:00 da tarde 3 comentários
Para lém dos livros de bebé como o Pedrocas lhes chama, daqueles que mostram os animais, os alimentos, os objectos do dia-a-dia, as cores, etc, temos os de histórias.
Ele já começa a gostar de histórias mais elaboradas, com mais sumo, não sabe ler mas gosta que lhe leiam e existe uma coleção que é Pedro e que ele adora já que se sente importante pois é sobre um menino com o nome dele, mas o moço não é esquisito, ele gostas mesmo é daquele momento em que se conta a história, o ritual de ele escolher, de eu contar e de a mana chegar lá, me tirar o livro e fugir com ele a rir.
Já a Sarita anda apaixonada por ser ela a contar a história inventada pela própria mediante os bonecos que vê, da atenção que recebe, do facto de poder manusear o livro sozinha e tem preferência pelos livros d' A Casa do Mickey Mouse, e é certo e sabido que todas as Minnies que aparecem são dela.
Não esquecendo que a história começa sempre com: "O saquinho de veludo, nesta sala vai entrar, estão quietos, estão calados, que a história vai começar" e termina sempre com: "Vitória, vitória acabou-se a nossa história."

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Coisas giras da minha miuda mais que gira

Postado por Nany às 2/25/2013 01:02:00 da tarde 4 comentários
Ela dá-me as coisas uma por uma e conta até 10, mas quando tem mais de 10 coisas começa outra vez no 1. É que acima do 10 é 1, o 11/12 e afins são território desconhecido.
Ela gosta muito de ver o Jake, o Capitão Gancho e o Barrica, mas quando o Capitão Gancho rouba a pada, quer dizer, es-pa-da, ela ralha com ele. É que a moçoila se corrige sozinha e vê-se o esforço. Linda, linda.
Agora está a aprender o azul, e por isso além do cô rosa, é tudo azuli.
Entretanto todas as malas são mochilas, por culpa da mochila da Dora a Exploradora.
É uma vaidosona, gosta do que gosta e ganchinhos e baietes (bandoletes) são com ela. Mas a menina Sarita, quando acaba de comer, levanta a bata no refeitório para as senhoras verem a roupa e dizerem que ela está linda.
Se gosta de uma fatiota não a quer despir, e só a despe quando lhe prometo que lha volto a vestir, a contragosto, mas despe, ficando com a mesma na mão. Agora anda apaixonada por um fato de treino com um coelhinho, o melhor dia da semana passou a ser a sexta, que é o dia da "ginástica" e veste o fato do coelho. Estás lembrada do mesmo Tia São?
E a mãe? Olhem, a mãe chama-a de Princesa e diz-lhe que ela é linda. Que querem, ela é mesmo.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Consulta nutrição

Postado por Nany às 2/22/2013 10:31:00 da manhã 6 comentários
Foi ontem a primeira consulta nutrição do Pedrocas.
Em relação às análises ela viou, tomou nota, mas não fez grandes alaridos, aliás não lhes deu grande valor.
Falámos da alimentação, dos hábitos na creche e em casa, dos gostos e do que ele não gosta.
Chegámos à conclusão que o problema é a quantidade e não a qualidade. Ele come como deve ser a questão é que come muito bem e em grande quantidade, ainda ontem na escola ao almoço foi um prato de sopa e dois de conduto, ao lache uma tijela de cereais e uma carcaça e meia com manteiga, aqui reside o exagero.
Para já, vamos fazer o seguinte, seguimos o plano normal de 6 refeições diárias mas a repetição só se for de legumes e saladas e ele lambeu-se. Por isso temos:
Pequeno-almoço: meia-bola com queijo ou fiambre ou manteiga + leite meio gordo
1º lanche: 1 peça fruta + água
Almoço: Sopa + Arroz ou Massa ou Batata + carne ou peixe + legumes e/ou salada + fruta
2º lanche: iogurte ou leite meio gordo + meia-bola com queijo ou fiambre ou manteiga
3º lanche: água + bolacha
Jantar: Sopa + Arroz ou Massa ou Batata + carne ou peixe + legumes e/ou salada + fruta

Ceia: 1 copo leite meio gordo (caso necessário e ele tenha fome)Pode comer de tudo, não pode é exagerar na dose como ontem ao almoço e ao lanche. Isto é um tipo por forma a comer várias vezes ao dia. A questão é que o moço tem bons hábitos alimentares mas é rapaz de alimento. Outra é que se não quer comer tudo o que tem no prato não é necessário obrigar, nem sempre temos o mesmo apetite, temos é de comer pausadamente e mastigar correctamente os alimentos, fazer as corridas com os amigos é giro mas não ajuda na fase do mastigar.
Obviamente que gomas e batatas fritas e afins não são tabus, são para festas e essas nunca tivemos todos os dias.
Agora só temso de convencer a avó que tens de comer tudo até ao fim e que é mãe que só te dá arroz e massa e isso te faz engordar não é bem assim. É que os pasteis de nata engordam mais e ficar de burro amarrado porque o miudo não quer o queque ou o pastel de nata e não quer comer tudo tem de ser águas passadas.
Entretanto ele veio de lá mais ou menos. Por um lado percebeu, por outro pensa que vai passar muita fome. Já lhe expliquei mas vamos a ver, daqui a 15 dias fazemos nova visita à Srª Drª.
Um apontamento: ela achou interessante ele ser despachado e falar normalmente da comida, ao contrário da maioria dos miudos que além de serem complexados na hora de despir têm problemas a dizer o que comem com medo dos pais: ou porque comem muito ou porque comem pouco.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pensava estar mais imune a estas coisas

Postado por Nany às 2/20/2013 10:27:00 da manhã 6 comentários

Net
 Mas ao que parece, mesmo no segundo filho custa na mesma.
Hoje, ao deixar a Sarita na escola, e após ela ter acordado bem cedo a chamar por mim e ter sempre andado agarrada à minha perna, ela ficou a chorar, após a educadora a agarrar e ficar com ela ao colo enquanto me vim embora.
Eu sei que tenho de trabalhar e graças a Deus tenho trabalho, mas custa muito deixar um filho a chorar na creche. Ainda não me passou, ainda oiço o chorar dela e continua a custar tal como custava com o irmão, ou mais ainda.
Porque será que não podemos ficar com eles em casa pelo menos até aos 3 anos?



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Já que andamos numa de avaliações

Postado por Nany às 2/19/2013 10:29:00 da manhã 4 comentários
Deixo aqui as avaliações da pré-escola do Pedrocas, creio que ao carregar na imagem dá para perceber melhor.
Ele sabe sempre tudo, menos quando faz anos, isso só às vezes :)




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Decidi mudar de estratégia

Postado por Nany às 2/18/2013 11:51:00 da manhã 3 comentários
Os castigos duravam pouco, já estavam naquele ponto em que se atura o castigo pelo tempo que dura, é uma chatice, mas depois passa; os berros entram por um ouvido e saiem por outro; as conversas nem entram, então e depois de me inspirar nesta mãe e no seu quadro de bolinhas, decidi criar o meu.
Coloquei aquelas situações mais chatas lá em casa e que queria trabalhar mais para já. Procurei vários tipos de tabelas e adaptei as figuras, então de cima para baixo temos:
1- vestir de manhã, é uma drama as vezes que o mando vestir e ele a olhar para o dia de ontem e o tempo a passar.
2- usar o aparelho para os dentes, tem de dormir com ele e mais cerca de 1 a 2h por dia de forma correcta não empurrando com a língua. Tivemos um primeiro mês mau.
3- Comer a sopa e o peixinho. Ele come bem, mas agora deu para embirrar com a sopa: é porque tem fios é porque sabe mal, é porque é doce. O peixe é porque é peixe, tem espinhas e tem pele.
4- Banho! Sim, banho. Primeiro está a fazer sempre algo importante e ir tomar banho é uma chatice, depois está a brincar no banho e sair de lá é outra chatice.
5- Fazer as coisas quando lhe dizem e ouvir. Tapar as orelhas quando a conversa não interessa é falta de educação e dá direito a um puxão de orelhas.
6- Arrumar os brinquedos e as suas coisas como pijama, casaco e etc. A desculpa de que está cansado, foi a mana que desarrumou e outras que tais não pegam.
7- Por e levantar a mesa. Nada de mais para quem tem 6 anos.
8- Ir para a cama quando lhe mandam. Sim, eu sei, brincar é muito bom, os desenhos animados na tv também, as histórias dos livros fantásticas, conversar é importante, mas dormir também é muito importante e faz falta. além disso só sou flexivel em férias ou se no dia seguinte não tiver de se levantar cedo.
Ok, podem dizer que sou exigente, eu concordo. Mas detesto faltas de educação e mau-comportamento e uma das minhas "tarefas" enquanto mãe é ensinar.
Todos os dias da semana ele põe a cara vermelha para o mau comportamento, a cara amarela para o assim-assim, e a cara verde para o bom comportamento.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Apetece-me

Postado por Nany às 2/15/2013 02:58:00 da tarde 1 comentários
Ontem trouxemos para casa o Guião para pais do Apetece-me, um programa educativo para o pré-escolar, mas que tem também material para outros graus de ensino e profissionais de saúde e uma área reservada aos pais.
Este Programa Educativo é uma iniciativa da Nestlé Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, que faz chegar às escolas informação sobre os temas: Alimentação, Nutrição, Saúde e Bem-Estar.
Não é um programa novo, já que teve o seu início em 1999/2000, mas pelo pouco que já fui lendo do guião e do site oficial gostei. É uma boa iniciativa que ajuda a descomplicar a "vida saudável" e aos poucos ir ensinando sobre a comida sem dramas e minhoquices. Fala-se de hidratos de carbono, vitaminas e de minerais, da velhinha roda dos alimentos e desmonta-se o rótulo nos produtos, o que é o VDR (valores diários referência) e dão-se dicas para uma vida saudável. É um guião pequeno, colorido, dirigido a eles, mas com o qual os pais também aprendem.
O site ainda tem mais informação, mas essa ainda não descobri mais amiúde.
O Pedrocas gostou, já disse que não gosta do peixe, só de salmão :). Não entendeu bem a explicação que lhe deram na escola, mas como com o guião vinha um questionário com opção de sugestões, eu já coloquei lá umas quantas que também envolvem a família, é que a alimentação é um acto em comum: quer em família, quer com amigos, quer em sociedade e também necessário.
Beijos :)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Na creche dos meus filhos comemoram o Dia dos Amigos

Postado por Nany às 2/14/2013 10:19:00 da manhã 3 comentários
Net
E eu quero que apesar de tudo eles sejam irmão amigos, porque muitos irmãos são tudo menos isso.
Então feliz dia do Amor, da Amizade, daquilo que queiram.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Hoje lá por casa foi assim

Postado por Nany às 2/12/2013 10:44:00 da manhã 0 comentários
thedisneyprincess-tumblr-com
Eles ficaram com o pai, que estava a contar dormir mais um pouquinho, mas a filha trocou-lhe as voltas e fez soar a alvorada.
Entretanto o filho ouviu a pintainha e decidiu levantar-se e ir ver desenhos.
O pai tem trabalho a fazer, pois apesar de ter tolerância de ponto e ficar com os meninos já que a creche está fechada, esta semana sai para o mercado mais uma versão do programa e por isso a avó fica com eles de manhã e o pai dá um pulinho ao trabalho.
A mãe, não tem tolerância de ponto, dispensa, dia de férias nem coisa que o valha, é que depois, quando vierem as férias em Agosto e a creche fechar deixo os miudos com quem? Mas adiante, eles ficaram no quentinho da casa e não tiveram de ir para a rua apanhar friozinho e estão bem, a brincar e neste momento a dar cabo da cabeça da avó. Quer dizer, ele a brincar e ela a ver a Dora a Exploradora :)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Coisas giras da minha miuda gira

Postado por Nany às 2/11/2013 10:53:00 da manhã 2 comentários
Conta até 10 na boa, a cantar e a brincar.
Conta até 5 em inglês, porque é um papagaio e adora ver a Dora a exploradora.
Todas as malas são mochilas por causa da mochila da Dora.
É uma vaidosa, e adora receber bandoletes, que chama de baietes, de se ver ao espelho e se embirrar com alguma coisa é escusado, embirra e pronto.
Adora cor-de-rosa, já conhece algumas cores, como por exemplo: azul, verde e amarelo, mas anda numa fase em que tudo ou é azulí ou cô rosa.
É malandreca, faz uns sorrisos malandros e semi-cerra o olho com aquele ar de: tou-te a topar.
Tem a mão leve, e percorre a casa atrás de nós para nos dar uma palmada.
Sabe muito bem quem lhe bate e diz como o fizeram muito bem descrito. Chega a ralhar com esse amiguinho e a mandá-lo para o castigo enquanto relata a história.
Abre as gavetas todas da cozinha à procura dos panos para tapar os seus bebés e só esses é que lhe servem.
Canta as músicas preferidas de cor, e por preferidas refiro-me às musicas de Natal, que continua a cantar.
Uma das melhores fases é quando lhe dá para os beijinhos e andamos as duas às beijocas tipo passarinhos.
Linda e fofinha, numa fase deliciosa e que eu adoro ver.
Vá, chamem-me babada e isso tudo. Eu deixo, é verdade :)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Em dia de desfile de Carnaval

Postado por Nany às 2/08/2013 10:25:00 da manhã 3 comentários
Vamos ter um cowboy e.....e não sei bem, uma vez que é uma surpresa preparada pela creche.
Pela primeira vez não fui ver o desfile mas isso devesse a razões várias que são complicadas, simples e pessoais. O pai vai, a avó vai e depois eu vejo as fotos todas.
Entretanto pretendo brincar ao Carnaval caso o tempo permita e o pai consiga estar em condições, já que ele vai fazer uma pequena limpeza-cirurgia dentária que lhe trará algum desconforto.
O mais importante é eles terem saúde e como disse ontem a médica, tudo está bem.
Beijos e divirtam-se no Carnaval


PS: Ligou-me o pai a dizer que entretanto decidiram alterar o horário do desfile das 10h30 da manhã para uma hora qualquer da tarde que faça mais calorzinho!!!!! Ok, o calorzinho entendo, mas e os pais que pediram despensa? Que gozam horas a que têm direito? Que meterem meio diazito de férias? Pois, amigos, e que tal irem até ao ginásio fazer um desfile improvisado? Haja santa paciência para certas coisas, é que se por um lado se queixam que os pais não participam, por outro também não cumprem horários.

PS2: E vejam a sereia Rita com o fato feito pela mamã, mesmo muito gira. Ela que não se preocupe com o prémio que nós lhe damos um. O de Sereia mais gira dos Blogs

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O outro exame pedido pela médica é hoje

Postado por Nany às 2/07/2013 10:55:00 da manhã 4 comentários
É hoje o dia do electrocardiograma e do ecocardiograma do Pedrocas.
Eu sei que é um exame de rotina.
Eu sei que é bom prevenir, e que prevenir é sempre melhor que remediar.
Eu sei que hoje em dia os médicos têm muita atenção ao peso das crianças e cuidado com a obesidade infantil por causa dos problemas de saúde não só no presente, como no futuro.
Sei, a minha parte consciente sabe, está ciente disso e concorda. A minha parte mais emocial discorda, barafusta e acha que se por um lado anda tudo doido, por outro isto é um exagero e reza a Deus que não encontrem nada, a não ser um coração forte e saudável, normal num menino de 6 anos.
É só isto que esta mãe, consciente, inconscientemente, a domir ou acordada quer: que o seu menino esteja bem de saúde e seja feliz.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ó mãe tu falaste com a mãe do X, Y ou Z?

Postado por Nany às 2/05/2013 10:08:00 da manhã 4 comentários
Se à coisas que o meu miudo gosta e muito é ter amigos lá em casa. Outra é ser convidado para casa dos amigos.
Convenhamos que ambas têm os seus atrativos e que tirando as festas de aniversário, os pais nem sempre têm disponibilidade de andar a servir de pombo correio a levar os filhos. Por outro lado, sempre são uma horitas ou para eles enquanto casal ou para eles e os outros filhos.
Como a creche fecha na terça feira de Carnaval, mas por cá se trabalha, já que não há dispensas para ninguém, existia a possibilidade de D. Pedrocas ir passar o dia com um amigo.
Vocês imaginam as vezes que ele já me falou nisso? A quantidade de vezes que ele me disse se eu já telefonei à mãe do dito menino? O número de vezes que me perguntou quantos dias faltam até chegar o Carnaval?
Ainda hoje de manhã, quando lhe disse adeus e lhe desejei um bom dia na creche, me disse: ó mãe não te esqueças de falar com a mãe do Kiko para eu ir lá a casa dele ok?
Ah, e as vezes que eles combinam ir a casa uns dos outros quando saiem da creche, sem nos dizer nada, e têm isso como adquirido quando os vamos buscar?
Lindo. Mas eu gosto deste tipo de coisas, das amizades, das combinações, é tão bom ter amigos e combinar tardes de brincadeira.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Reunião sala Pedrocas

Postado por Nany às 2/02/2013 02:00:00 da tarde 2 comentários
Com esta história de dormir pouco e mal esqueci-me de vos contar sobre esta reunião.
Não foi bem uma reunião, falámos de algumas coisas, nomeadamente a passagem para o 1º ciclo, mas serviu para fazer com os pais uma actividade que os filhos gostam de fazer em sala - contar uma história.
A esta mãe calhou o fogo. Eu podia falar do ambiente, da prevenção já que estavamos numa de piquenique, de termos cuidado com o fogo e afins. Mas não. Tive de me lembrar que o fogo era bom para fazer umas bifaninhas para o piquenique. Comidinha, eu lembro-me sempre é da comidinha.
Mas tenho a sensação que eles gostaram da história dos pais pelo que o Pedrocas me contou, e isso bate tudo.
As histórias consistem num cartões (folhas A4 cortadas ao meio com um desenho em cada lado), baralhados, em que cada um tira um. Depois um dá início à história com o célebre Era uma vez, a seguir o outro pega na frase e continua dando-lhe sentido, mas sempre com o mote do desenho que lhe calhou.
Ficam histórias engraçadas e eles, com a imaginação própria das crianças adoram este tipo de coisas.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

27 Meses

Postado por Nany às 2/01/2013 05:30:00 da tarde 0 comentários
Aos 27 meses estás uma Princesa crescida, doce, refilona e muito teimosa.
Adoras os teus bebés, o teu runinho (carrinho), os teus ganchinhos, de ver a Xana Toc Toc, a Dora a Exploradora, a Drª Brinquedos, a Casa do Mickey - és apaixonada pela Minnie - e o Jake e os Piratas da Terra do Nunca.
És vaidosa, mas se não gostares de algo nem vale a pena tentarmos que o vistas ou o calces. Já o contrário também se aplica, não o queres despir ou descalçar e queres usá-lo dias seguidos.
Apesar de ainda não pedires quando tens vontade, começas a tirar a fralda e a puxar as collants ou as calças direitinho, ao ponto de ninguém se aperceber que vens para casa sem fralda.
Gostas de te vestir sozinha e é algo que fazes com relativa facilidade, só collants e camisolas te atrapalham mais, os casacos vestes ao contrário e esperas que tos aboto-e-mos nas costas e pronto :)
Já os sapatos raramente erras. Calças e apertas muito bem. Não dás laços, mas de resto não tens problemas nenhuns em apertar e desapertar sapatos.
Gostas de comer de tudo, especialmente se estiver nos nossos pratos. És uma boca doce, isso herdas-te do teu papá.
Para dormir é que fazes sempre festa. Ele é história. São ganchinhos na mãe, em ti. Beijinhos ao mano, cama do mano, a cama que está por baixo da dele. Mais outra história. Miminhos da mãe. Canções da mãe e com a mãe. Depois de tudo beijinhos e miminhos do papá para dormir. Mesmo assim ainda ficas uns belos tempos (horas a conversar e cantar).
És teimosa é verdade. Fazes umas belas birras é verdade.
Mas o que também é absoluta verdade é que és um doce amor, uma Princesa, uma menina esperta e desenvolta que é o nosso amor e o nosso orgulho.
Adoro-te filha, daqui até ao infinito e de volta é pouco para medir o tamanho do meu amor, minha querida.
Beijos grandes da tua mamã




Sarita doentinha

Postado por Nany às 2/01/2013 02:40:00 da tarde 2 comentários
A minha Princesa está doentinha. Muita ranhoca naquele nariz, muita tosse, muito choro, muito colinho de mãe (ok, outras vezes quer o pai, mas eu só o chamo de noite quando: ou já tenho os braços dormentes, ou só dormi duas a três horas na noite anterior - como acontece nesta - e estou completamente ko).
Decidi então que, para além do soro fisiológico, dos vapores, e da neosinefrina que o médico mandou colocar, já que graças a Deus ela tem os pulmões limpinhos, vou experimentar este cházinho, que descobri no blog O Meu Eu.
Às tantas dou ao irmão também, tipo cháznho para o lanche e suminho ao longo do dia, a ele também mal não faz, sóe não me posso esquecer de compar o gengibre.
 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez